Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas será no dia 30 de novembro | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas será no dia 30 de novembro | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

5ª edição

Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas será no dia 30 de novembro

Mobilização ocorre em Caxias do Sul e em várias cidades do Brasil e no exterior

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Kamilly Souza/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O cenário é alarmante. No Brasil, mais de 21 milhões de mulheres e meninas foram vítimas de violência física, psicológica ou sexual apenas no último ano. 

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Em 2024, o país registrou 1.450 feminicídios, o que representa cerca de quatro mulheres assassinadas por dia, a maioria por companheiros ou ex-companheiros, dentro de casa. 

Globalmente, segundo a ONU Mulheres, uma mulher ou menina é morta a cada 10 minutos por um parceiro íntimo ou membro da família. Estima-se que uma em cada tres mulheres no mundo já tenha sofrido algum tipo de violência ao longo da vida.

Para o Grupo Mulheres do Brasil, esse é um problema grave que afeta toda a sociedade, e por isso, faz um alerta para essa temática global, convocando a população a participar da 5ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontece no dia 30 de novembro, em várias cidades do país e no exterior. O objetivo é que a sociedade se una a essa causa.

"Caminhamos por justiça, por dignidade e por todas que não puderam estar aqui para contar sua história. A violência contra mulheres e meninas é uma epidemia silenciosa que atravessa fronteiras, classes sociais e culturas. Precisamos enfrentá-la com seriedade e união", afirma a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que hoje conta com mais de 130 mil participantes, distribuídas em núcleos no Brasil e no exterior.

A caminhada é aberta a todos os públicos. Recomenda-se que os participantes vistam roupas nas cores laranja ou branca e se unam ao movimento pela paz. Haverá distribuição de camisetas, frutas e água.

O Grupo Mulheres do Brasil é um movimento nacional fundado pela empresária Luiza Helena Trajano em 2013, que reúne mais de 136 mil mulheres no Brasil e no mundo.

A missão é engajar a sociedade na conquista de melhorias para o país, eliminando desigualdades de gênero, raça e condição social.

O Núcleo Caxias do Sul foi criado em dezembro de 2020 e atua com força e dedicação em diversas frentes. Atualmente, Andrea Varaschin Webber, Júlia Bertoluci e Tamyris Rosso presidem o colegiado.

O Núcleo está organizado em sete Comitês, cada um focado em uma área crucial para promover mudanças: Igualdade Racial, Combate à Violência Contra a Mulher, Saúde, Educação, Empreendedorismo, Políticas Públicas e Comunicação.

Leia mais:
Fábio Góes é eleito o Enólogo do Ano pela Associação Brasileira de Enologia

Crianças plantam mais de 100 mudas de araucárias em área de preservação, em Caxias
Remoção de recicladores do Beltrão de Queiróz, em Caxias, será feita após trâmites
Prefeitura de Caxias encaminha Refis do Funcap à Câmara de Vereadores
Cartilha sobre o menarosto é distribuída em escolas de Flores da Cunha

Tags:

Caminhada Fim Violência Mulheres Meninas Mobilização Caxias do Sul cidades Brasil exterior