Insurgentes foi criado pelo Mescla Estúdio de Artes, de Flores da Cunha
redacao@serraempauta.com.br
06.11.2025 - 10h50min
O espetáculo Insurgentes, criado pelo Mescla Estúdio de Artes de Flores da Cunha, será apresentado neste domingo (9), às 18h, no Teatro Murialdo, em Caxias do Sul. A montagem propõe uma travessia pela trajetória de mulheres que transformaram a dança em instrumento de expressão, resistência e criação de novos mundos.
O espetáculo tem duração de 90 minutos e os ingressos estão à venda no estúdio ou com as bailarinas a R$ 50.
A escolha do nome Insurgentes surge como um gesto de romper o silêncio. Cada cena homenageia uma artista que, em diferentes tempos e lugares, expandiu os limites do corpo e do palco.
Nomes como Pina Bausch, Isadora Duncan, Mercedes Batista, Saida Helou, Marcia Haydée, Angel Vianna, Deborah Colker, Tahia Carioca, Maria Fux e Ana Botafogo são referências que atravessam o espetáculo. O grupo conta com 33 bailarinas, todas mulheres, de 5 a 60 anos, firmando a diversidade do elenco no encontro de diferentes gerações.
O trabalho reúne coreografias de diferentes estilos, incluindo ballet, jazz, dança contemporânea, dança do ventre e fusões, criadas por professoras do Mescla. As cenas dialogam entre si, revelando uma teia de saberes femininos que se entrelaça no tempo. Cada corpo em cena carrega o gesto das que vieram antes e a voz das que ainda dançam por existir.
"Insurgentes nasce da vontade de reconhecer o quanto a dança é uma importante forma de expressão e de liberdade para as mulheres. Cada cena é uma resposta do corpo à história. Hoje, nós podemos dançar e contar nossa própria versão", afirma Fernanda Panizzon Carpeggiani, diretora e coreógrafa do Mescla Estúdio de Artes.
A abertura, intitulada Corpo Manifesto, apresenta o nascimento simbólico do movimento feminino na dança: silhuetas emergem da escuridão guiadas por um coração pulsante.
O encerramento, Todas por Uma, reúne todas as intérpretes em uma grande composição coletiva, simbolizando a união feminina e a continuidade dessas histórias.
Insurgentes marca também um passo importante na trajetória do Mescla Estúdio de Artes, que pela primeira vez leva sua produção a um teatro profissional.
"Flores infelizmente ainda não conta com um auditório de teatro e nós sempre quisemos levar o espetáculo pra um grande teatro. Nosso estúdio existe há 26 anos e prezamos muito pela profissionalização da arte", comenta Shamila Carpeggiani, que dirige o espetáculo ao lado de Fernanda. A proposta reafirma o compromisso do grupo com uma arte que escuta, questiona e transforma.
Leia mais:
Grupo de Cordas da UCS apresenta concerto em Bento Gonçalves
Defesa Civil de Caxias do Sul está em alerta por previsão de ciclone no RS
UPA Central de Caxias do Sul recebe habilitação do Ministério da Saúde
Praça Dante é revitalizada para receber a programação de Natal em Caxias
Com largada no Uniftec, Maratona de Caxias do Sul será no dia 30 de novembro
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Espetáculo força feminina dança Insurgentes Mescla
