Apresentação gratuita será neste domingo (9), no Santuário de Santo Antônio
redacao@serraempauta.com.br
06.11.2025 - 09h21min
A Música de Câmara e o Canto Lírico se encontram na série de concertos denominada “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas”, que o Grupo de Cordas da UCS apresenta neste domingo (9), às 19h, no Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves.
Além da formação da UCS, a apresentação gratuita tem dois solistas, a soprano Karina Dante e o tenor Maicon Cassânego, contando ainda com a participação do pianista Wagner Maciel. A circulação do espetáculo já passou por Caxias do Sul e Canela, seguindo depois para mais quatro cidades.
O concerto “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” foi concebido para celebrar a Música de Câmara através de compositores consagrados da música brasileira e de obras dos grandes compositores da Ópera italiana.
A formação para esse espetáculo conta com dez integrantes combinados em uma seção de Cordas, para garantir as nuances e timbre orquestral, acompanhamento de piano, para ampliar a sonoridade do grupo e expandir as possibilidades de repertório, e cantores solistas, que trazem para o programa a expressividade da voz através do Canto Lírico.
O concerto acontece em dois momentos. Na primeira parte, o Grupo de Cordas da UCS apresenta um repertório camerístico de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Ernani Aguiar, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos, entre outros.
O segundo momento é protagonizado pelo Canto Lírico através de Duetos e Árias das mais famosas óperas italianas como La Traviata, de Verdi, e Turandot, de Puccini, interpretados pelos solistas, pianista e Grupo de Cordas.
O objetivo desta série de concertos é conectar as pessoas com a Música de Câmara escrita por compositores que buscaram, no século XX, a identidade nacional. Além disso, o projeto mostra ainda a representatividade do canto lírico italiano através de compositores que construíram a sonoridade do canto lírico.
Prevendo em cada apresentação uma contextualização do repertório em relação ao período histórico, temáticas e estilo musical, a série de apresentações mostra que a música brasileira de câmara transcende a tradição da música ocidental por trazer, desde o nacionalismo, a sonoridade do país e suas regiões traduzida em linguagem para essa formação de cordas.
Os compositores selecionados para este concerto são a história da música brasileira e, logo, é de suma importância mantê-los no presente. Já as árias de óperas italianas foram selecionadas por se tratar de uma forma de atuação cênica e com uma narrativa textual. Cada peça carrega histórias de sentimentos, romances, trabalho e emoção e, assim, geram empatia com o público que reage com admiração e entusiasmo.
“Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” reúne, também, músicos e cantores que possuem larga experiência em grande orquestra, música de câmara e solo, oferecendo ao público um momento de entrosamento, desenvoltura e carisma.
A estreia do concerto foi em Caxias do Sul, sendo apresentado em seguida em Canela. Depois de Bento Gonçalves, seguirá para as cidades de Farroupilha, Guaporé, Flores da Cunha e São Sebastião do Caí. O projeto conta com tradução em Libras e audiodescrição.
Cordas Brasileiras, Vozes Italianas - Repertório
Primeira parte:
- Sonata em Ré “Burrico de Pau” – Antônio Carlos Gomes (1836–1896)
IV. Vivace (O Burrico de Pau)
- Adágio para Cordas – Alberto Nepomuceno (1864–1920)
- Bachianas Brasileiras nº4 – Heitor Villa-Lobos (1887–1959)
I. Prelúdio
- Ponteio – Claudio Santoro (1919–1989)
- Quatro Momentos nº3 – Ernani Aguiar (1950)
I. Tempo de Maracatu
II. Tempo de Cabocolinhos
III. Canto
IV. Marcha
- Mourão – César Guerra Peixe (1914–1993) / Clóvis Pereira (1932)
Segunda parte:
- Pur ti miro, pur ti godo - C. Monteverdi (1567-1643) Ópera L’Incoronazione di Poppea
- Ombra mai fu – Georg F. Händel (1685–1759) Ópera Xerxes
- La ci darem la mano – W.A. Mozart (1756–1791) Ópera Don Giovanni
- Nessun dorma – Giacomo Puccini (1858–1924) Ópera Turandot
- O Mio Babbino Caro – Giacomo Puccini (1858–1924) Ópera Gianni Schicchi
- La donna è mobile – Giuseppe Verdi (1814–1901) Ópera Rigoletto
- Va, pensiero – Giuseppe Verdi (1813–1901) Ópera Nabucco
- Brindisi – Giuseppe Verdi (1813–1901) Ópera La Traviata
Grupo de Cordas da UCS:
Violinos I – Rodrigo Maciel e Wagner Rezer
Violinos II – Emerson Aguiar e Joana Ventura
Violas – Carlos Zinani
Violoncelo – Reginaldo Araldi
Contrabaixo – Fábio Alves
Solistas:
Karina Dante – Soprano
Maicon Cassânego - Tenor
Piano: Wagner Maciel
Leia mais:
Defesa Civil de Caxias do Sul está em alerta por previsão de ciclone no RS
UPA Central de Caxias do Sul recebe habilitação do Ministério da Saúde
Praça Dante é revitalizada para receber a programação de Natal em Caxias
Com largada no Uniftec, Maratona de Caxias do Sul será no dia 30 de novembro
Lisandra De Bona assume presidência da ADCE Caxias do Sul
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Bento Gonçalves Grupo de Cordas UCS Concerto apresentação Santuário de Santo Antônio
