Parceria entre instituição de ensino e Escola do Legislativo teve a participação de 18 alunos
redacao@serraempauta.com.br
21.11.2025 - 08h25min
O Projeto "Construindo Leis", que envolve os estudantes de Ensino Médio do Itinerário Formativo Construindo a Cidadania, do 1º Ano do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC/UCS), teve seu encerramento na noite do dia 13 de novembro, com a apresentação de cinco propostas no plenário da Câmara de Vereadores.
Na cerimônia de encerramento da segunda edição da iniciativa, parceria do CETEC com a Escola do Legislativo, 18 estudantes tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação aos vereadores.
Os estudantes desenvolvem o projeto desde abril. Ele é dividido em três fases principais: seminário de apresentação no UCS Teatro, que neste ano ocorreu no dia 12 de junho com a presença de 13 de vereadores; oficina de redação de lei com exposição de fotos em agosto; e o evento de apresentação aos vereadores dos melhores projetos elaborados pelos estudantes que marca a conclusão do projeto.
O objetivo do Construindo Leis é aproximar os alunos de Ensino Médio das práticas legislativas.
Para a diretora do CETEC, Ana Cesa, a finalização da segunda edição do "Construindo Leis" corrobora o sucesso de um projeto inédito para o Ensino Médio em Caxias do Sul, tendo em vista que iniciativa semelhante, como o Vereador por Um Dia, é voltado para o Ensino Fundamental.
"E a implantação do tema norteador Leis Constroem Políticas Públicas auxiliou os estudantes na elaboração de propostas ainda mais conectadas com a sociedade, um dos pilares de nossa proposta pedagógica", acrescenta a diretora.
Após pesquisarem sobre os temas, os estudantes foram divididos em grupos e cinco deles foram selecionados para apresentação aos parlamentares.
Os projetos destacados trataram dos seguintes temas: segurança e prevenção à violência nas escolas; educação financeira na rede municipal de ensino, instituição de um livro de registro de mulheres notáveis de Caxias do Sul; desconto no IPTU para imóveis que geram energia solar e afastamento das lixeiras de coleta automatizada dos bueiros.
De mais de 150 estudantes que participaram do projeto Construindo Leis em 2025, 18 integraram os grupos que foram defender suas propostas no plenário.
São eles: Alessandra Bado, Davi Crespo Giovanela, Estela Alves Rodrigues, Felipe Rodrigues da Silva, Giordana Keil, Guilherme Luiz Pires Kuiava, Gustavo Rosa Dal Cortivo, Heloisa Galvão, Henrique Vergani Rech, Isabeli Nunes Pamplona, Manuela Zamboni Krás Borges, Marco Salvador Massochini, Maria Eduarda Dondé Tonini, Maria Fernanda Feltrin Retamal, Maria Luiza Dal Lago, Mariana Marcon, Murilo Fender Vivian, Thales Fachin Curra.
Agora, os vereadores analisam os projetos e podem escolher se querem levá-los adiante como projetos de lei que possam ser discutidos e, até mesmo, irem a votação no plenário.
Leia mais:
Obras da ponte Santa Bárbara avançam na ERS-431
Senador Paulo Paim recebe o Prêmio Caxias na Câmara de Vereadores
Inaugurado monumento aos 150 anos da Imigração Italiana no RS, em Caxias
Nova Petrópolis se posiciona contra instalação de pedágio no Km 14 da ERS-235
Hotel de Caxias passa por repaginação a partir das experiências dos hóspedess
Tags:
Construindo Leis Caxias do Sul CETEC Estudantes Câmara Vereadores propostas projeto
