Obra de 6,7 km terá investimento de R$ 925,7 mil e levará água tratada até a Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio da 3ª Légua
redacao@serraempauta.com.br
01.10.2025 - 17h45min
Uma rede de 6,7 quilômetros vai levar água tratada do Sistema Faxinal a mais 30 famílias do interior de Caxias do Sul. A ordem de início da obra, que vai ligar a Estrada Municipal do Vinho à Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio da 3ª Légua, foi assinada no último sábado (27). O investimento será de R$ 925,7 mil.
A rede será implantada pela Nort Brasil, empresa terceirizada contratada pela autarquia, junto à Estrada Municipal do Vinho, em um prazo de até 150 dias. O ato foi realizado na vinícola Casa Motter, às margens da rodovia e do Arroio Belo.
Abastecidos por vertente, os moradores sofrem tanto com a falta quanto com o excesso.
"Se chove muito, a água fica suja. E enfrentamos dois anos de estiagem", contou o agricultor Volnei Dallegrave, que assinou a ordem de início como testemunha ao lado do proprietário da Casa Motter, Rafael Giacomelli Motter.
O prefeito Adiló Didomenico (PSD) frisou que ampliar o abastecimento de água no interior é um compromisso da atual administração, assim como asfaltar acessos às comunidades, sem cobrar da população.
Ao final de seu pronunciamento, voltou a descartar qualquer possibilidade de concessão ou privatização do Samae, que oferece serviços de qualidade e está com as finanças em dia.
Rafael Motter agradeceu, em nome da comunidade, pela obra que encerrará os problemas do abastecimento. Também falando pelos moradores, Volnei Dallegrave destacou a medida adotada pelo Samae, este ano, de não cobrar pelo material utilizado nas extensões de rede no interior, como já ocorria na cidade.
O diretor-presidente do Samae, João Uez (Republicanos), explicou que é uma questão de justiça, pois uma vez instalada a rede, mesmo quem não havia pago poderia requerer a ligação.
"Ou paga todo mundo, ou não paga ninguém. Temos de valorizar quem, pelo menos três vezes por dia, coloca alimentos em nossa mesa".
A universalização do fornecimento de água tratada passa, necessariamente, pelos investimentos no interior. Caxias do Sul conta com quase 98% da população atendida, índice que já alcança 100% na área urbana.
Uez antecipou que, nas próximas semanas, será lançado o Programa Água Boa, que contemplará 250 km de redes na zona rural.
Leia mais:
Festival de Balonismo de Bento Gonçalves terá voos saindo de cinco bairros
Caxias do Sul tem aumento no acolhimento de crianças e adolescentes em 2025
A essência gaúcha na taça e no prato
Confira a programação da 45ª Feira do Livro de Flores da Cunha
Farroupilha recebe o festival Quintal Sesc nesta semana
Tags:
Geral abastecimento Samae extensão rede de água beneficiar 30 famílias interior Caxias do Sul