Esse é considerado o maior evento de Hip Hop independente do Sul do Brasil
redacao@serraempauta.com.br
26.09.2025 - 17h31min
Caxias do Sul recebeu, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, a abertura da 4ª edição do Festival R’Evolução, encontro anual de graffiti que é considerado o maior evento de Hip Hop independente do Sul do Brasil. Promovido pelo coletivo CTGKlan, o evento aconteceu na Escola Estadual Santa Catarina, conhecida como berço do graffiti na Serra Gaúcha.
Foram mais de 100 artistas do graffiti, 18 shows de rap, 23 DJs, além de batalhas de breaking e skate.
Idealizado em 2022 e organizado pelo CTGKlan, o festival é norteado pelo artista Fábio Panone Lopes, do Studio Flop, um dos pioneiros artistas do graffiti na Serra Gaúcha, com trajetória internacional.
Fábio afirma que o festival nasceu com um propósito muito especial: devolver em forma de arte e educação ao lugar onde dei meus primeiros traços com o spray.
“Eu sempre ouvia quando criança que era impossível viver de arte. Na minha época eu não tive a oportunidade de viver um momento assim dentro da escola — de ver a cultura de rua ocupando esse espaço e mostrando na prática, que é possível transformar sonho em realidade, paixão em profissão, seja no Brasil ou no exterior. Sempre sonhei com isso, e hoje, depois de quebrar o paradigma e ganhar o exterior com meu trabalho, estou podendo retribuir com minha crew de termos o maior festival de hip hop do sul do Brasil na nossa cidade. É algo que me emociona profundamente”, conta o artista.
O projeto busca valorizar a cultura urbana, aproximar gerações e mostrar que a arte de rua é também um caminho profissional e social transformador.
O Festival R’Evolução já se consolidou como referência no Sul do Brasil e ganhou respaldo da Câmara de Vereadores recentemente, quando foi aprovado como projeto anual no calendário cultural da cidade.
A meta é que, em 10 anos, seja lançado um livro que registre a história e evolução dos artistas participantes, transformando a Escola Santa Catarina em um verdadeiro hall da fama do graffiti mundial.
Leia mais:
Galópolis, em Caxias do Sul, tem desmonte de rochas para prevenir deslizamentos
Mão Amiga Gourmet será realizado dia 29 de novembro em Caxias do Sul
Saúde de Caxias do Sul é contemplada pelo SUS Gaúcho
CIC lança projeto para transformar imagem de Caxias do Sul
Ronaldo Velho Bueno autografa seu livro na Feira do Livro de Caxias
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Festival R’Evolução artistas grafitti Hip Hop rap skate breaking