Projeto inclui realização de documentário, gravação de videoclipes e outras ações
redacao@serraempauta.com.br
24.10.2025 - 11h31min
Na próxima quarta (29) e quinta-feira (30), o grupo Le Farfalle dá sequência ao projeto “Le Farfalle – Mulheres na Música” com a gravação de videoclipes de canções folclóricas antigas no Espazio Cavalet, em São Pedro, nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.
A atividade faz parte do projeto que visa pesquisar e registrar mulheres que atuam no cenário da música folclórica de origem italiana na região da Serra Gaúcha.
O “Le Farfalle – Mulheres na Música" vem sendo realizado desde o primeiro semestre do ano. Nas primeiras atividades, foram feitas entrevistas para a finalização de um documentário sobre mulheres artistas que desde meados da década de 1960 tocam instrumentos de grande relevância para a cultura do Rio Grande do Sul, a exemplo da gaita, além de realizarem práticas de canto, que caracterizaram as primeiras comunidades italianas e seus descendentes no Estado.
Em entrevistas realizadas pela doutora em História e Produtora Cultural Cristine Tedesco, foram ouvidas Rita Dambros Gasparin, Juraci Demozzi Andreis, Maria Eluiza Manzoni Uliana e Ines Rizzardo, quatro mulheres cuja trajetória pessoal e profissional são atravessadas pela dedicação à música seja como instrumentistas, cantoras e formadoras de novos intérpretes musicais.
Essas quatro artistas se juntam para as gravações de oito canções folclóricas antigas, e duas canções inéditas com o grupo Le Farfalle, formado por quatro mulheres: Luciane Beatriz Staub -Miqüí, produtora executiva e baterista, Paloma Trevisan (gaita), Marines Mussoi- Mari (contrabaixo) e Bibiana Petek (guitarra).
Esse quarteto que está na estrada desde 2022, mas cujas integrantes estão na música desde o início dos anos 2000 agora buscam evidenciar histórias e registrá-las de forma perene através de plataformas como Youtube, Vimeo, Deezer, Spotify e Amazon Music, entre outras.
Além dos videoclipes que serão gravados no Espazio Cavalet, construção centenária de 1912 construída pela família Cavalet, com gravação da equipe da Lactato Movie e cobertura fotográfica de Zeto Teloken, o projeto também prevê a produção de publicação de livro em formato PDF com os resultados e contextualização das entrevistas.
Todas as atividades se inserem na perspectiva inédita desses registros preencherem um hiato que há no que diz respeito à história da música produzidas por mulheres no contexto gaúcho, em especial com enfoque nas trajetórias e produções das artistas que atuam na música folclórica de origem italiana, elementos que marcam a diversidade musical do Rio Grande do Sul.
O lançamento do documentário e dos videoclipes está previsto para o mês de dezembro. Atento à questão da acessibilidade, os materiais terão legendas, tradução em Talian e Libras.
Leia mais:
Feirão de empregos conecta profissionais e empresas em Caxias do Sul
Ubiratã Rezler é eleito por unanimidade presidente da CIC de Caxias do Sul
CPI recebe mais de 400 contas de energia com aumentos excessivos em Caxias
Zona Leste de Caxias do Sul recebe o Hip Hop N'Ativa neste sábado
O Grande Espetáculo de Natal promove oficinas artísticas gratuitas, em Caxias
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Grupo Le Farfalle presença feminina música Serra Gaúcha Projeto documentário videoclipes
