Consolidada no mercado de autopeças, empresa completa 20 anos com clientes em 21 países
redacao@serraempauta.com.br
25.01.2026 - 22h43min
Ao completar 20 anos de atuação neste mês, a HD Parts celebra uma trajetória marcada por crescimento consistente, internacionalização e fortalecimento estrutural. Em 2025, a companhia alcançou faturamento de R$ 40 milhões, crescimento estimado de 20% sobre 2024, consolidando sua posição no mercado internacional de autopeças.
Para 2026, a projeção é de expansão mínima de 10%, sustentada pela ampliação da capacidade operacional, fortalecimento de mercados estratégicos e investimentos contínuos em processos e estrutura. O bom desempenho da HD Parts também se reflete na estrutura física do negócio. Neste mês será inaugurado seu terceiro pavilhão, ampliando a área operacional de 1.100 m² para 1.500 m².
A HD Parts exporta autopeças brasileiras para 17 países da América Latina e quatro da Europa, com forte presença em mercados como Chile, Uruguai, Peru e Argentina. O portfólio inclui peças para motores, embreagens, freios, sistemas de transmissão, impacto e câmbio para caminhões, ônibus, implementos rodoviários e tratores agrícolas. As exportações representam cerca de 85% do faturamento total da empresa.
Filiada ao Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), ligada à Apex Brasil, em 2025, também participou de feiras do setor no Brasil, Colômbia e México, com o objetivo de reforçar a marca no ambiente de negócios internacionais.
As atividades são sustentadas por uma equipe enxuta de 18 colaboradores, que atuam de forma estratégica. A operação internacional envolve uma cadeia completa de serviços, desde a compra da mercadoria, recebimento e conferência técnica, até embalagem e despacho.
Já as operações de importação correspondem a aproximadamente 15% do faturamento e incluem representação comercial, assessoramento técnico e pós-venda a empresas especializadas na reconstrução de embreagens, distribuídas em 10 estados brasileiros. Rio Grande do Sul e São Paulo concentram os maiores volumes de operações no país.
"Não é apenas venda, é serviço. Trata-se de um trabalho minucioso, que exige especialização, atenção e cuidado em cada etapa", destaca a CEO, Luciane Mantovani, sócia-fundadora da empresa.
Formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Luciane está entre as poucas mulheres à frente de uma empresa no segmento de autopeças de linha pesada, tradicionalmente dominado por lideranças masculinas. Ao longo de duas décadas, teve papel decisivo na estruturação das operações internacionais, no relacionamento com fornecedores e clientes e na consolidação da marca no exterior.
Leia mais:
Associação Brasileira de Enologia lança Concurso do Suco de Uva Brasileiro
Caxias terá Colônia de Férias para Idosos
Centro de Atendimento à Pessoa Idosa apresenta balanço dos primeiros meses de atendimento em Caxias
Comitiva estuda sistema antigranizo implantado em Santa Catarina
Idosos em vulnerabilidade já podem ser apadrinhadas em Caxias do Sul
Tags:
HD Parts Economia Comércio de Autopeças protagonismo feminino
