Associação caxiense se consolida como coordenadora da projeto no Rio Grande do Sul
redacao@serraempauta.com.br
03.07.2025 - 10h27min
A Microempa finalizou com êxito a fase de adesão ao programa nacional "Melhoria da Representatividade das MPEs", coordenado no Estado pela entidade em parceria com a Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul).
Ao todo, 48 associações comerciais e empresariais gaúchas aderiram à iniciativa, colocando o Rio Grande do Sul entre os principais estados em nível de participação, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.
O número expressivo consolida o protagonismo da Microempa, que é a única associação no Brasil a coordenar o projeto diretamente, função que nos demais estados é desempenhada por federações. O programa faz parte do projeto Empreender, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae Nacional.
O objetivo é qualificar a atuação das entidades empresariais, fortalecendo sua capacidade de representar e apoiar as micro e pequenas empresas.
"Essa oportunidade é única. Ao fortalecer as entidades, fortalecemos também as empresas associadas, gerando impacto direto no desenvolvimento econômico e na competitividade regional", afirma o presidente da Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS, Tiago de Azevedo.
A gerente do programa Empreender da CACB, Anna Carolina Mauger, reforça a importância da atuação no RS.
"Com a participação de 349 entidades em 16 estados, a ação cria uma base sólida para que essas organizações atuem com ainda mais eficácia como representantes do setor produtivo".
O projeto prevê o envio de técnicos especializados para apoiar a implementação de metodologias e estratégias. Cada entidade participante receberá um diagnóstico detalhado dos pontos a aprimorar, acompanhado de um plano de execução, que será monitorado e colocado em prática de forma colaborativa com os especialistas e membros da entidade.
Sobre o programa
A iniciativa contempla sensibilização de presidentes, capacitação de executivos, diagnóstico organizacional, planejamento estratégico, acompanhamento e monitoramento e diagnóstico organizacional.
Ao fim das ações, as entidades serão avaliadas conforme o desempenho e receberão certificação e selo bronze, prata ou ouro conforme as melhorias aplicadas. O foco é aprimorar pilares como gestão, finanças, processos, cultura associativista e geração de valor para os associados.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site www.microempa.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (54) 3025-7532.
Leia mais:
Alunos de escolas municipais conhecem pontos turísticos de Caxias do Sul
Semana do Rock agita Bento Gonçalves com festival, tributos e shows autorais
Caxias oferece formações gratuitas para empreendedores da economia criativa
Encontros levam conhecimento sobre vinhos para o interior do Rio Grande do Sul
Nova Aliança passa por reestruturação e reposicionamento da marca
Tags:
Economia adesão Microempa lidera iniciativa nacional fortalecer entidades empresariais