Programação diversificada de eventos impulsionou o fluxo de turistas no Município
redacao@serraempauta.com.br
15.01.2026 - 11h51min
Nova Petrópolis encerrou o ano de 2025 com um marco histórico para o turismo local: mais de 800 mil visitantes passaram pelo Município ao longo do ano, consolidando a cidade como um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul.
O expressivo fluxo de turistas foi impulsionado por uma programação diversificada de eventos, que movimentou a economia local, fortaleceu a imagem do destino e ampliou a presença de Nova Petrópolis no cenário estadual e nacional.
Entre os destaques do calendário de eventos, o Verão no Jardim da Serra Gaúcha, a Magia da Páscoa, o Festival Sabores da Colônia, o Festival Internacional de Folclore, a Tricofest, a Nova Oktoberfest e a Magia do Natal.
"A Tricofest, um dos principais eventos do calendário, recebeu mais de 120 mil visitantes durante sua programação. Já o período do Natal atraiu quase 160 mil pessoas, confirmando a força dos eventos temáticos como importantes indutores do turismo e do consumo local", afirma o secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Barbieri Sangali.
Ao longo de 2025, Nova Petrópolis também foi destaque em diversos veículos de comunicação, ampliando sua visibilidade e reforçando seu posicionamento como destino turístico estruturado, acolhedor e com identidade própria. O Município participou ativamente de feiras de turismo, rodadas de negócios e ações de promoção em diferentes Estados do Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apresentando seus atrativos, produtos e diferenciais ao mercado consumidor.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura, um dos marcos do ano foi a consolidação da estratégia de posicionamento do destino, com a criação e promoção da marca "Nova Petrópolis – a Cidade Mais Germânica da Serra Gaúcha", destacando a herança cultural, a hospitalidade, a arquitetura, a hotelaria, a gastronomia e os serviços turísticos oferecidos pelo Município.
Para Sangali, os resultados refletem um trabalho contínuo e estratégico de promoção do destino.
"O papel da Secretaria de Turismo e Cultura é promover Nova Petrópolis, posicionar o Município no mercado e atrair visitantes. Em 2025, mostramos ao Brasil que não somos uma cidade de passagem. Apresentamos nossa identidade germânica, nossa hotelaria, nossa gastronomia e nossos serviços. O Município tem, aproximadamente, 2 mil leitos distribuídos em hotéis e pousadas, e a taxa de ocupação desses leitos sofreu variações ao longo do ano, mas, em períodos de temporada, a taxa ficou entre 83% a 92% de ocupação. A partir disso, cabe à iniciativa privada transformar esse fluxo em oportunidades, vendas e desenvolvimento econômico. O turismo é uma construção conjunta, baseada na responsabilidade e no protagonismo de cada agente", destacou o secretário.
"Com números expressivos, forte presença institucional e uma agenda de eventos consolidada, Nova Petrópolis reafirma seu protagonismo no turismo regional e segue avançando na promoção do destino, fortalecendo parcerias e ampliando oportunidades para toda a cadeia turística local", conclui Sangali.
Leia mais:
Reffugio comemora cinco anos com programação artística neste sábado, em Caxias
Um vinho tinto natural que é a cara do verão
Três cidades da Serra Gaúcha articulam recuperação de malha ferroviária
Hospital Saúde, de Caxias do Sul, protocola ação antes de recuperação judicial
Cisga lança concessão inédita para gestão de lixo na Serra Gaúcha
Tags:
Turismo Nova Petrópolis ultrapassa 800 mil visitantes 2025
