Projeto será executado entre agosto de 2025 e janeiro de 2026
redacao@serraempauta.com.br
13.07.2025 - 09h23min
Na quinta-feira (10), a Fundaparque, entidade que gerencia o Parque de Eventos de Bento Gonçalves, apresentou o projeto do seu novo pórtico de entrada. O objetivo é modernizar o visual e a estrutura do complexo multieventos, otimizando a experiência dos usuários, especialmente durante grandes eventos como Fimma Brasil, Movelsul Brasil, ExpoBento e Fenavinho.
Com investimento 100% privado, viabilizado por uma parceria entre Movergs, Sindmóveis e CIC-BG, o projeto assinado pela arquiteta Adriana Peccin será executado entre agosto de 2025 e janeiro de 2026.
Com o primeiro pavilhão construído em 1967, o complexo da Fundaparque nunca parou de evoluir, tanto que, hoje, é referência na América Latina para eventos de grande porte. São mais de 322 mil metros quadrados de área, incluindo facilidades como heliponto, estacionamento asfaltado, internet, consumo de energia limpa, entre outras. Somente de área coberta e climatizada são cinco pavilhões que totalizam 58 mil metros quadrados.
Além de um visual moderno para dar boas-vindas aos visitantes, o pórtico vai utilizar cancelas eletrônicas para oferecer mais agilidade, segurança e sinalização no acesso de automóveis. Os benefícios se estendem à comunidade que utiliza o parque no dia a dia e nos finais de semana.
O projeto tem orçamento de cerca de R$ 3 milhões e o montante retornará às entidades via participação nos lucros do estacionamento gerido pela Fundaparque, ou seja, funciona como um adiantamento para a obra
O presidente da Fundaparque, Laudir Piccoli, define o novo pórtico como um marco simbólico.
"É um momento histórico de união entre três entidades muito importantes para a economia e o desenvolvimento de Bento Gonçalves, tanto pela atuação em seus setores quanto pela realização de grandes eventos que movimentam diversos outros segmentos da cidade. Movergs, CIC-BG e Sindmóveis reinvestem constantemente no Parque e na sociedade, então é uma novidade que também beneficia a sociedade", comemora.
Para Euclides Longhi, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), o setor privado da Serra gaúcha mais uma vez dá exemplo de cooperação.
"Há cerca de 20 anos existe o sonho de oferecer à Fundaparque um pórtico mais completo, como o Parque merece. Buscamos um projeto que valoriza o visual da entrada, inclusive deixando o nome da Fundaparque em destaque, além de complementar a qualidade da estrutura que o Parque oferece. É uma satisfação muito grande participar desse momento de parceria e renovação", destaca Longhi, que está à frente da entidade realizadora da Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) – um dos cinco eventos mais importantes do mundo em seu segmento.
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) utiliza o Parque de Eventos desde 1977 para realizar a Movelsul Brasil, principal feira de móveis da América Latina. A presidente da entidade, Cíntia Weirich, vê o novo pórtico como uma conquista coletiva.
"Há quase 50 anos o Sindmóveis acompanha e participa da evolução da Fundaparque, que acolhe tanto os expositores e visitantes da Movelsul quanto as pessoas da comunidade que frequentam o espaço. Não tínhamos como não participar dessa iniciativa que vai beneficiar a todos", resume.
O Parque de Eventos também é utilizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), que realiza a feira multissetorial ExpoBento e a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho). O presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, diz que o investimento conjunto das entidades é mais uma demonstração do compromisso de manter a estrutura sempre atualizada.
"O pórtico foi construído em 1975 e, desde então, nunca recebeu melhorias no sentido de modernização. Todo investimento, até então, sempre foi feito na ampliação dos pavilhões e em diferenciais internos. Agora, o olhar se volta para melhorar a apresentação que recebe quem chega ao Parque de Eventos", comenta.
"Essa iniciativa faz parte de um movimento contínuo de melhoramentos aplicados ao Parque de Eventos, aprimorando a estrutura da Fundaparque que recebe tão bem as nossas maiores feiras e festas. Por isso, o CIC-BG entende que deve fazer parte dessa cotização de três entidades, comprometidas com um investimento para deixar a frente da 'nossa casa' mais futurista e moderna", acrescenta Lazzari.
Leia mais:
Doses de gentileza
Atriz Aline Tanaã estreia no audiovisual com manifesto ecofeminista, em Caxias
CSG apresenta balanço do segundo ano de concessão na Serra e Vale do Caí
Avança o projeto de salvaguarda do Talian na Serra Gaúcha
Deputados gaúchos aprovam projeto que pune contrabando de vinho e tabaco
Tags:
Investimento privado Bento Gonçalves Obra Parque de Eventos novo pórtico projeto