Siga nossas redes sociais
Logotipo - Passaporte Turístico alcança mais de 3 mil estudantes em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Passaporte Turístico alcança mais de 3 mil estudantes em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Conhecimento histórico

Passaporte Turístico alcança mais de 3 mil estudantes em Caxias do Sul

Projeto de pertencimento comunitário da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico e parceiros envolveu 43 escolas municipais

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Secretaria do Turismo/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Conhecer, aprender e multiplicar a história e o potencial turístico de Caxias do Sul fizeram parte do ano de 3.254 alunos de escolas públicas municipais. Essa garotada participou do "Passaporte Turístico de Caxias do Sul: Cidade da Gente", projeto da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio da Fundação Marcopolo, do Villagio Caxias e da Câmara de Vereadores.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Desenvolvido desde março até esta semana, o trabalho de educação turística contemplou 43 instituições de ensino, envolvendo professores e estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A escolha das escolas seguiu critérios organizados com a Secretaria da Educação.

"O Passaporte Turístico articula-se diretamente com as questões educacionais, pois dialoga com as habilidades previstas nas diretrizes curriculares que os estudantes precisam desenvolver. Trata-se de uma iniciativa que integra teoria e prática, ampliando as oportunidades de acesso aos espaços culturais e turísticos. Acesso esse que, para muitos estudantes, talvez não fosse possível de outra forma. Ao conhecerem a história que compõe a identidade de Caxias do Sul, os estudantes passam a compreender a importância de valorizar o patrimônio local e preservar a cidade, fortalecendo o senso de pertencimento e reconhecendo-se como protagonistas", comenta a coordenadora do projeto, a professora da rede municipal de ensino Aline de Oliveira.

Nas visitas, os estudantes receberam o Passaporte Turístico, que era carimbado com a imagem do lugar visitado. Para 2026, a ideia é ampliar o projeto, envolvendo escolas não-contempladas em 2025, para tornar-se um trabalho de engajamento comunitário permanente.

Os lugares visitados são: Secretaria do Turismo e Desenvolvido Econômico, Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo, Museu Municipal, Casa de Pedra, Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, Monumento Nacional ao Imigrante, Shopping Villagio, Câmara de Vereadores, Praça Dante Alighieri, Largo da Estação Férrea, Estádio Alfredo Jaconi, Estádio Centenário, Parque da Festa da Uva, Ecoparque, Jardim Botânico, Enxutão, Gruta da 3ª Légua, Moinho da Cascata, Roteiro Vale Trentino, Roteiro Galópolis (Parceria com o Projeto Trilhas), Igreja de São Pelegrino, Aquário da UCS e Zoológico da UCS.

Leia mais:
Samae entrega 52 reservatórios de água no Brandalise, em Caxias do Sul
Daniel Panizzi assume presidência do CIC de Bento Gonçalves
Representante de Caxias do Sul é eleito presidente da Associação Gaúcha de Procons
Feira GrafiCafé reúne artistas neste domingo no Ordovás, em Caxias do Sul
CSG inicia lançamento das vigas da nova ponte sobre o Tega, em Caxias do Sul

Tags:

Geral conhecimento histórico Passaporte Turístico alcança 3 mil estudantes Caxias do Sul