Relatório também não aponta indícios arqueológicos na área do aeródromo, em Vila Oliva
redacao@serraempauta.com.br
23.09.2025 - 11h00min
A Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas protocolou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipahan) do Rio Grande do Sul o relatório final do levantamento da área do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, interior de Caxias do Sul. O documento foi produzido pela empresa Garden Infraestrutura, contratada pela administração municipal.
As informações haviam sido solicitadas em relação ao Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do aeroporto.
"O estudo não aponta nenhuma indicação adicional, ou seja, ratifica aquilo que havia sido feito na avaliação já protocolada. Agora entra para análise do Iphan, mas, em princípio, toda a preocupação levantada pela técnica do Ministério Público Federal cai por terra, porque não existe na área nenhum vestígio arqueológico, complementando o estudo que já havia sido feito anteriormente", informa o secretário Marcus Vinicius Caberlon.
Protocolado no Iphan-RS, se aguarda agora a avaliação e a emissão de um parecer de Porto Alegre, vai à Brasília e o Iphan nacional publica o relatório.
"É muito difícil prever prazo, que depende de trâmites internos do órgão público, mas vou buscar junto ao presidente do Iphan aqui no Estado a prioridade desse assunto, já que estamos na eminência de ter a aprovação do orçamento da SAC (Secretaria da Aviação Civil) que nos permitirá a publicação do edital da primeira etapa da obra", explica.
Leia mais:
Prefeito de Caxias do Sul entrega demandas sobre saúde e sistema viário
Último livro escrito por José Clemente Pozenato será lançado em Caxias
Hospital Virvi Ramos inaugura nova unidade materno-infantil em Caxias
Boca Migotto lança livro com a Serra Gaúcha como pano de fundo
Maria Izelda Frizzo lança o livro “La Cucagna de Carlin”, em Caxias
Tags:
Geral complementar Prefeitura de Caxias entrega Iphan estudo arqueológico Aeroporto da Serra Gaúcha Caxias do Sul