Siga nossas redes sociais
Logotipo - Último livro escrito por José Clemente Pozenato será lançado em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Último livro escrito por José Clemente Pozenato será lançado em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Último livro escrito por José Clemente Pozenato será lançado em Caxias

Obra infantojuvenil "O Fabuloso País da Cocanha" é bilíngue e inspirada na história da imigração italiana

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Ana Pozenato/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Viúva de Pozenato, Kenia Maria Menegotto Pozenato, também escritora, historiadora e professora

Considerada a última obra escrita pelo renomado escritor e professor José Clemente Pozenato, falecido em 2024, "O Fabuloso País da Cocanha" (El Favoloso Paese Dela Cucagna) será lançada durante a 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, neste domingo (28), às 14h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

De forma lúdica e suave, o livro infantojuvenil é inspirado na história da imigração italiana e conta com uma narrativa em que quatro primos curiosos viajam ao descobrir o sonho de um lugar encantado, onde tudo é fartura e alegria: o país da cocanha.

A obra mistura fantasia e memória em uma narrativa leve, divertida e cheia de afeto, com ilustrações de Gio e Doug.

A iniciativa é da gestora cultural Cali Troian, em parceria com a Editora Pozenato,  criada pelo autor e administrada pela família, concretizando o desejo de Pozenato de levar sua obra ao olhar infantil.

"Nos preocupamos em entregar uma experiência literária completa. Para além de preservar a memória da Cocanha e o legado de Pozenato, criamos formas multimídia de fruição, como o audiolivro dramatizado em talian - que precisa ser lido e ouvido para ser falado -, ampliando seu alcance e sua riqueza cultural. Com uma equipe de excelência, unimos literatura infantil, cultura e identidade para que esta história siga viva em diferentes plataformas e por muitas gerações", enaltece Cali.

Além de ser bilíngue (Português e Talian) e ter duas capas diferentes, o livro conta ainda com um audiolivro, narrado por crianças, possibilitando que as pessoas tenham acesso à narrativa, personagens e cenários descritos no formato de uma radionovela. 

Participam da narração do audiolivro: a professora Ariela Boldrin Baggio e os alunos João Victor Menegat Daniel, Tainara Menegat Rossi, Valentina Sonda Sonda, Brayan Tonello, Luís Miguel Dall'Agnol Marin e Andrielli Fortunatti Reginatto.

A obra foi publicada com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. O projeto conta com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, da Randoncorp e do Villagio Caxias.

Também integram a equipe de produção do livro: Maria Helena Menegotto Pozenato (revisão), Paulo Lazzaretti (versão para o talian), Valter F. Buffon (revisão do talian) e João Tonus (assessoria em talian).

Pozenato foi um dos seus expoentes na literatura e pesquisa dedicada à imigração italiana no Estado, sendo autor de livros como "O Quatrilho", que ganhou uma adaptação cinematográfica e foi indicado ao Oscar em 1996, "A Cocanha", e "A Babilônia".

Viúva de Pozenato, Kenia Maria Menegotto Pozenato, também escritora, historiadora e professora, explica que a nova obra é muito importante, porque dá continuidade ao sonho do marido, que era transmitir também ao público infantil a saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

"Ele abraçou este projeto com grande carinho e agora está se concretizando. Nela estão representados os quatro pilares do progresso desta região: a vitivinicultura, a agricultura, a metalurgia e a pecuária. É a história da região apresentada de forma lúdica", expressa.

Kenia revela que, além dessa narrativa, o autor deixou outras obras inéditas, que a família pretende tornar públicas, através da Editora Pozenato.

Responsáveis por dar vida às ilustrações da obra, Gio e Doug, honrados com o convite em compor o projeto, contam que realizaram um retiro em um ambiente bucólico e rural para rascunhar as ideias iniciais da construção de personagens e composição das imagens. Para criar as ilustrações de "O Fabuloso País da Cocanha", a dupla utilizou a técnica de aquarela, ecoline, lápis de cor e canetas fineliner.

"Os personagens foram surgindo de forma espontânea, como se estivessem nos apresentando sua vida difícil em uma Itália devastada pela fome. Mas, em nossa história, desde o início do livro é possível ver o sonho colorido do menino italiano, no qual ele vive com saúde, fartura e muita beleza natural ao seu redor", explicam Gio e Doug.

De acordo com eles, as ilustrações buscam trazer a força e o carisma desses personagens em uma Itália pobre e triste, contrastando com as cores vibrantes dos sonhos fantásticos que habitavam o imaginário daquele povo que atravessou o oceano para fazer sua própria Cocanha.

O livro estará à venda, a R$53, na Do Arco da Velha, na Livraria da UCS, na Editora Pozenato (pelas redes @editorapozenato ou WhatsApp 54 3229.4543) e na livraria Letture em Chapecó/SC.

Parte dos exemplares de "O Fabuloso País da Cocanha" será destinada às escolas municipais de Caxias do Sul.

Leia mais:
Hospital Virvi Ramos inaugura nova unidade materno-infantil em Caxias

Boca Migotto lança livro com a Serra Gaúcha como pano de fundo
Maria Izelda Frizzo lança o livro “La Cucagna de Carlin”, em Caxias
Tacchini Saúde oferece 100 vagas de emprego neste sábado em Bento
Google Maps passa a exibir rotas e horários de ônibus de Caxias do Sul

Tags:

Cultura em Pauta Caxias do Sul José Clemente Pozenato livro lançamento Obra infantojuvenil O Fabuloso País da Cocanha imigração italiana