Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Presidente do Republicanos de Caxias recebeu com naturalidade desfiliação de Daniel Guerra | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Presidente do Republicanos de Caxias recebeu com naturalidade desfiliação de Daniel Guerra | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Partido

Presidente do Republicanos de Caxias recebeu com naturalidade desfiliação de Daniel Guerra

Elisandro Fiuza disse que não foi uma surpresa. Ex-candidato a prefeito, Júlio Freitas, permanece na sigla

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Luciane Modena/BD/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O presidente do Republicanos de Caxias do Sul, vereador Elisandro Fiuza, recebeu a informação da desfiliação de Daniel Guerra com naturalidade. O ex-prefeito de Caxias do Sul anunciou a saída do partido em suas redes sociais no final da manhã desta quinta-feira (4), porém o documento comprovando a rompimento foi entregue pela esposa do ex-vereador Chico Guerra, no início da tarde, na bancada da sigla na Câmara de Vereadores. Além de Guerra e Chico, também deixaram o Republicanos a irmã, Dalva Guerra e a ex-primeira-dama, Andréa Marchetto Guerra.

"Surpresa? Acho que não! Todos que conhecem o ex-prefeito e sabem o jeito do ex-prefeito fazer política", comentou Fiuza.

O impeachment deixou Guerra inelegível por oito anos. Sem partido, a carreira política do ex-prefeito pode ter chegado ao fim uma vez que alegou que o motivo para a desfiliação foi o apoio do Republicanos à isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e da taxa de gerenciamento das concessões e permissões à concessionária do transporte coletivo. Na Câmara, todos os partidos votaram a favor do benefício. Guerra teria que esperar o fim da punição e ainda buscar um novo partido se tiver interesse em concorrer a um cargo eletivo. 

Leia mais:
Ex-prefeito de Caxias do Sul se desfilia do Republicanos

Para Fiuza, a decisão de votar favorável ao projeto de lei que concedeu o benefício à Visate ocorreu com o objetivo de contribuir para a manutenção da operação do serviço e atrair empresas para disputar a licitação do transporte coletivo.

"Estou preocupado com que a licitação do transporte coletivo não dê deserta. Imagina o caos para uma cidade com mais de 510 mil habitantes sem transporte coletivo".

"Eu dou total razão, mas eu fico"

O braço direito de Guerra, o ex-secretário da Saúde e ex-candidato a prefeito, Júlio Freitas, concorda com a decisão da desfiliação, porém permanecerá filiado.

"Eu dou total razão pelos motivos que eles se sentiram desconfortáveis de continuar no partido, mas eu fico. Eu tenho uma relação de mais tempo com o deputado Carlos Gomes (presidente estadual da sigla). Eu tenho uma trajetória e tenho que cuidar um pouco disso", pondera.

Freitas não descarta sair do partido caso o Republicanos permaneça com posicionamentos como se fosse da base do Governo Adiló Didomenico (PSDB).

Leia também:
Ministério Público Eleitoral opina por multa e não pela cassação de prefeito e vice de Bento
Ex-presidente da Câmara de Caxias sugere aproveitamento do plebiscito e referendo
Vice-líder do governo cobra serviço de capina e roçada em Caxias do Sul

Tags:

Partido Republicamos Daniel Guerra Chico Guerra Dalva Guerra Júlio Freitas Elisandro Fiuza desfiliação Caxias do Sul