Órgão recebeu mais de 1 mil relatos de cobranças abusivas desde junho
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22.08.2025 - 18h12min
O Procon de Caxias do Sul recebeu, desde o mês de junho, mais de 1 mil relatos de consumidores sobre o aumento na conta de energia elétrica. Destes relatos, foram registradas no órgão mais de 200 reclamações, visto a necessidade de o consumidor primeiro fazer o protocolo junto à concessionária CPFL, para posteriormente fazer o registro da reclamação no Procon.
Segundo o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, devido a grande quantidade de reclamações no Procon, se verificou a necessidade de ampliar as investigações para esclarecer a possível cobrança abusiva.
"Na próxima semana, vamos encaminhar ao Ministério Público Estadual e a Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul) as reclamações já registradas para possível apuração de irregularidades. A iniciativa busca garantir transparência na cobrança e verificar se os reajustes estão sendo aplicados de forma correta e justificada", explica.
Desde junho, os consumidores de Caxias estão enfrentando aumentos significativos na tarifa de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a Revisão Tarifária Periódica, além do reajuste, as faturas também foram impactadas pela bandeira vermelha patamar 2, que adiciona R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos em agosto.
O Procon recomenda que o consumidor
:: Registre reclamação junto à concessionária de energia elétrica (CPFL/RGE);
:: Verifique se o número do medidor corresponde ao da fatura, verificando assim de se houve erro na leitura;
:: Analise os dados de sua conta de energia, observando kW consumidos, valor do kW, a média de consumo, entre outras informações;
:: Desligue todos os aparelhos e luzes e observe se o medidor segue registrando consumo;
:: Estar ciente do aumento da energia e do fato que no período de baixas temperaturas, é comum que a conta de energia apresente algum aumento, em virtude do maior consumo e utilização de equipamentos com maior gasto energético;
:: Caso o problema persista, acione o Procon, faça o registro de reclamação no site www.proconcaxias.com.br.
Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), o telefone 151 e WhatsApp (54) 99929-8190 (somente mensagens).
O atendimento presencial é feito na Avenida Itália, 109, no Bairro São Pelegrino, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
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