Siga nossas redes sociais
Logotipo - Procon de Caxias do Sul alerta para aumento excessivo na conta de luz | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Procon de Caxias do Sul alerta para aumento excessivo na conta de luz | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Orientação

Procon de Caxias do Sul alerta para aumento excessivo na conta de luz

Apenas na última quinta-feira, 200 pessoas estiveram no órgão em busca de informações sobre o assunto

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Luísa Gonçalves/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha no patamar 2, o que significa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Em Caxias do Sul, os consumidores já estão recebendo as contas com valores muito acima do que estão acostumados a pagar.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Segundo o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, apenas na última quinta-feira (31) 200 consumidores estiveram na sede do órgão em busca de informações referente ao assunto.

Antes da abertura de reclamação, o Procon informa à comunidade que houve aumento de 14,4% na conta referente ao reajuste anual da Aneel, além do adicional da bandeira vermelha no patamar 2.

Também lembra ao consumidor que as baixas temperaturas em nossa região geralmente elevam o consumo de energia, principalmente pelo uso de chuveiros elétricos e aquecedores e, ainda, maior necessidade de iluminação artificial.

"No inverno é normal que a conta de luz apresente um aumento em virtude também da maior utilização de equipamentos com maior gasto energético", explica Zauza.

Se após essas explicações, o consumidor segue achando a cobrança exagerada, ele é orientado a abrir a reclamação na concessionária (RGE ou CPFL) informando a situação e solicitando que seja feita a reanálise do consumo, do valor cobrado e até de aferição do medidor.

"É preciso também conferir a numeração do medidor com a numeração presente na fatura da energia elétrica para verificar se houve erro de leitura", pontua o coordenador.

Se a situação persistir com cobranças de valores interpretados como incorretos ou excessivos, o Procon Caxias orienta a registrar a reclamação no www.proconcaxias.com.br.

"A empresa será notificada para, no prazo de 20 dias, apresentar a manifestação. Estamos atentos para seguir na defesa e proteção do consumidor caxiense", conclui Zauza.

Leia mais:
Seminário em Caxias destaca avanços no acolhimento de alunos superdotados
Prefeitura de Caxias rescinde contrato de construção de casas no Campos da Serra
Redes hoteleiras demonstram interesse em área da Festa da Uva, em Caxias
Corte de Antônio Prado se prepara para última Noite Italiana
Sindiserv manifesta preocupação com possibilidade de privatização do Samae

Tags:

Geral orientação Procon Caxias do Sul alerta aumento excessivo conta luz