Iniciativa inédita na região discutiu caminhos para reconhecer e apoiar talentos
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07.08.2025 - 09h20min
O I Seminário de Altas Habilidades e Superdotação da Serra Gaúcha destacou os avanços no acolhimento educacional aos identificados. O evento reuniu no último sábado (2) mais de 250 profissionais da educação, pesquisadores, famílias e estudantes para um dia de reflexão e aprendizado.
O encontro teve como objetivo dar visibilidade ao tema e promover ações voltadas ao reconhecimento e à valorização desses talentos. A programação iniciou com a palestra da psicóloga Patricia Neumann, que destacou a importância do desenvolvimento emocional de crianças superdotadas como forma de garantir uma vida adulta saudável.
Em seguida, a pesquisadora Aline Lenzi, da UCS, apresentou um pitch acadêmico, trazendo instrumentos de identificação de altas habilidades no Ensino Fundamental. Ainda no turno da manhã, uma mesa-redonda reuniu diferentes olhares, da escola, da família e do superdotado, sobre o cotidiano de quem convive com altas habilidades.
O início da tarde foi marcado pela palestra do professor cearense Áthyllas Lopes, que tratou sobre as estratégias pedagógicas eficazes para potencializar talentos no ambiente escolar, enfatizando a importância de práticas educacionais inclusivas e atentas à singularidade de cada aluno.
"Quando a escola enxerga o potencial de cada estudante e oferece um ambiente desafiador, respeitoso e estimulante, o processo de aprendizagem se torna transformador. Precisamos romper com a ideia de que apenas dificuldades merecem atenção. Os talentos também precisam de espaço para florescer", destacou o educador.
A programação seguiu com o pitch acadêmico da pesquisadora Rafaela Rigon, da UCS, sobre a percepção das famílias em relação à inclusão escolar dos filhos com altas habilidades e superdotação, além de dois painéis: o primeiro com a educadora Larice Bonato, que abordou o papel da família no desenvolvimento desses estudantes; e o segundo, com professores debatendo estratégias de acolhimento e estímulo nas escolas.
Ao final do evento, Marisol celebrou a participação expressiva e a troca de experiências entre os envolvidos.
"As altas habilidades e a superdotação ainda são pouco compreendidas na sociedade. Nosso objetivo com este seminário foi abrir espaço para o diálogo, ouvir especialistas, envolver a comunidade escolar e, acima de tudo, garantir que essas crianças e jovens sejam reconhecidos e acolhidos em seu potencial. Este foi apenas o começo de um movimento que precisa se fortalecer ainda mais", afirmou a parlamentar.
O evento foi uma realização da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Altas Habilidades e Superdotação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com apoio do Grupo Uniftec, Colégio Polyuni, Prefeitura de Caxias do Sul, Faders e 4ª Coordenadoria Regional de Educação.
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