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Inovação

Procon Caxias do Sul implanta atendimento por IA no WhatsApp

Serviço já está disponível

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Ícaro de Campos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Procon de Caxias do Sul lançou um sistema de atendimento por inteligência artificial (IA) para facilitar o acesso dos consumidores. A novidade já está disponível pelo WhatsApp, no número (54) 99929-8190, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

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Com a ferramenta, é possível obter respostas imediatas sobre direitos do consumidor, prazos de garantia, regras de troca e canais de reclamação. O objetivo é agilizar o atendimento e ampliar a oferta de informações de forma simples e acessível.

Segundo Jair Zauza, Coordenador do Procon, a iniciativa representa um avanço importante.

"Estamos utilizando a tecnologia para aproximar ainda mais o Procon da população. A inteligência artificial será um primeiro canal de contato rápido e eficiente, permitindo que o consumidor receba informações claras e objetivas. Em casos mais complexos, o atendimento será direcionado para nossos servidores, garantindo o acolhimento humano necessário."

A expectativa é que o recurso ajude a reduzir a sobrecarga de atendimentos presenciais e telefônicos, liberando a equipe para se dedicar a casos que exigem mais análise.

O sistema começou a ser desenvolvido em janeiro de 2025 e foi aprimorado com o conhecimento dos servidores do Procon. A ferramenta possui banco de dados com as principais dúvidas e está sendo treinada para oferecer respostas cada vez mais precisas.

Além do atendimento automatizado, o órgão trabalha em uma nova plataforma para registro de reclamações diretamente pelo WhatsApp. Com isso, será possível registrar, acompanhar, enviar documentos e receber respostas de forma totalmente digital.

"A possibilidade de registro de reclamações diretamente via WhatsApp tem como objetivo facilitar a vida do consumidor caxiense, que poderá registrar sua reclamação sem acessar outros canais e poderá acompanhar sua reclamação, enviar documentos e receber suas respostas de forma integralmente digital", explica Zauza.

Para dúvidas, orientações ou denúncias, os canais seguem disponíveis pelo portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), pelo telefone 151 e presencialmente na Avenida Itália, 109, no bairro São Pelegrino, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

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Geral inovação Procon Caxias do Sul implanta atendimento IA WhatsApp