Além de oficinas de música, projeto oferece informações sobre a cultura de paz
redacao@serraempauta.com.br
10.06.2024 - 10h24min
O grupo RAPajador inicia nesta segunda-feira (10) atividades do projeto (R).(A).(P). na Socioeducação – RAP, Adolescentes e Pajada. As atividades serão palestras e oficinas, criação de rimas e gravação de músicas. Na coordenação das atividades, os integrantes do RAPajador, o rapper e escritor Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood. O objetivo do trabalho é apresentar para os adolescentes novos horizontes de vida.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Os encontros com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa começarão pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Caxias do Sul, seguindo depois para o Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), até o mês de julho.
No primeiro dia de atividades no Case, terão apresentações do RAPajador e palestras do rapper Chiquinho Divilas. Na terça (11) é dia das oficinas de rima, com Chiquinho Divilas; pajada, com Rafael De Boni, e discotecagem, com o DJ Hood. Neste dia os adolescentes também gravarão as letras que compuserem durante as atividades.
Já na quinta (13) é dia da moçada assumir o microfone e apresentar suas criações em seus espaços de convívio. Todas as atividades serão realizadas no turno da manhã.
No Casemi, as ações serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de junho, das 14h às 16h, seguindo as mesmas estratégias de apresentação musical do RAPajador, oficinas de criação de músicas com rap ou pajada, além da discotecagem.
Já no mês de julho, o projeto será realizado com os adolescentes do Creas caxiense entre os dias 8 e 12 de julho. Nesses encontros, os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativcas são convidados a escrever lembranças, relembrar passagens de suas vidas e planejar versos que sonhem com outra perspectiva de vida com os recursos da arte e da cultura.
"O RAPajador na socioeducação possibilita aos jovens a valorização de si mesmo, além de oferecer informações sobre a cultura de paz. A oportunidade das atividades que tem na sua essência uma diversidade sonora capacita os jovens sobre as técnicas de criação da letra do rap e pajada. Eles serão orientados a criarem o texto sobre a condição social em que vivem, experiências cotidianas e o melhor, reescreverem novas histórias", diz o rapper e escritor Chiquinho Divilas.
Leia mais:
Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias, supera operações dos primeiros meses de 2023
Confira a previsão do tempo para Caxias do Sul nesta semana
Caixa abre cadastro de imóveis para compra pelo governo e doação ao RS
Inicia pavimentação da RS-427, no cânion de Itaimbezinho, entre Tainhas e Cambará
Site da Prefeitura de Caxias do Sul ganha link com atividades pedagógicas
Tags:
Cultura RAPajador projeto propõe arte adolescentes medida socioeducativa Caxias do Sul