Diretora de Educação do Sindiserv, Silvia Betamin de Souza
redacao@serraempauta.com.br
07.07.2025 - 10h13min
Com a criação do Núcleo de Acompanhamento Psicossocial, o NAPS, vivenciamos um passo importante na caminhada pela valorização dos profissionais da educação de Caxias do Sul.
O programa representa mais do que uma nova estrutura: representa um compromisso com o cuidado, saúde mental e qualidade de vida para os profissionais da educação nos locais de trabalho.
O momento é fruto de muitas vozes, mãos, e principalmente persistência. É fundamental reconhecer o papel do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul como parceiro incansável do Executivo nessa luta.
Ao longo dos anos, o Sindiserv tem sido a voz firme e atuante que denuncia o adoecimento silencioso, que cobra políticas públicas eficazes e que insiste no direito fundamental ao bem-estar no ambiente de trabalho.
Foi com muito estudo, escuta sensível e diálogo permanente com o poder público que essa demanda ganhou forma. O Sindiserv além de acompanhar, fortaleceu esse processo desde o início e manteve acesa a chama de uma pauta importante e necessária: a saúde mental dos profissionais da educação.
Ao assinarmos esse compromisso significativo que busca fortalecer o cuidado integral dos profissionais da educação por meio do apoio técnico, presença efetiva junto às escolas e acolhimento real a quem está diariamente enfrentando os desafios da sala de aula, reiteramos a esperança em uma educação mais transformadora e próxima da sociedade.
Como conquista coletiva, essa é a materialização de um diálogo consistente entre os profissionais da educação, sindicato e poder público. Que essa parceria se fortaleça, se amplie, e continue sendo exemplo de que é possível construir políticas públicas através de um processo democrático, participativo e responsável.
Ao celebrarmos essa grande vitória não esqueçamos que a luta pela educação é contínua. Que o NAPS seja espaço de cuidado, escuta e transformação. E que possamos seguir juntos, sindicato, servidores e gestão, na construção de uma rede cada vez mais saudável, humana e justa pensando em quem realmente quer uma educação de qualidade: todos nós.
Leia mais:
Madre Imilda, de Caxias, ganha três medalhas em Olimpíada de Astronomia
Afianci, de Caxias, e chinesa projetam negócios de R$ 1 bi em um ano
Escritora Geneviève Faé, de Caxias, lança livro com contos de suspense
Caxias do Sul promove debate sobre proteção a crianças e adolescentes
Caxiense cria versão gaúcha de famoso livro de colorir
Tags:
Artigos artigos Saúde mental e a educação transformadora diretora de Educação Sindiserv Silvia Betamin de Souza Caxias do Sul