Desempenho dos estudantes garante participação em seletivas para competições internacionais
redacao@serraempauta.com.br
07.07.2025 - 09h32min
O trabalho iniciado no Colégio Madre Imilda em 2023 com a implantação do planetário e fortalecido no ano passado com o lançamento do Clube de Astronomia, rendeu medalha de ouro para a aluna Laura Dalla Vecchia Pedroni, prata para Murilo Petrasse Betiol e medalha de prata também para Pedro Eduardo Cuba na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Com esse resultado os estudantes caxienses foram convidados a participar das seletivas para a XIX International Olympiad of Astronomy and Astrophysics e a XVIII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.
O Madre Imilda esteve representado na OBA 2025, por 23 alunos, todos participantes do Clube de Astronomia, que concorreram com 1,5 milhão de estudantes de todo o país. A prova é composta por questões teóricas e situações-problema envolvendo Astronomia e Astronáutica.
A OBA é uma iniciativa nacional que tem como objetivo principal estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, promovendo o conhecimento científico de forma lúdica e desafiadora. A competição é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Para o professor de Física, Rudson da Rosa Pedroso, a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem se consolidado como uma experiência enriquecedora, inspiradora e repleta de descobertas.
"Neste ano, alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio mostraram-se extremamente engajados com o projeto, participando de forma ativa nas aulas preparatórias, oficinas de estudos e encontros do Clube de Astronomia".
Os estudantes agora se preparam para as próximas olimpíadas nacionais e para as seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia, organizada pela comissão da OBA.
Leia mais:
Afianci, de Caxias, e chinesa projetam negócios de R$ 1 bi em um ano
Escritora Geneviève Faé, de Caxias, lança livro com contos de suspense
Caxias do Sul promove debate sobre proteção a crianças e adolescentes
Caxiense cria versão gaúcha de famoso livro de colorir
Katherin Misura assume como diretora-executiva do Instituto Hélice, de Caxias
Tags:
Geral conquistas Madre Imilda Caxias do Sul ganha três medalhas Olimpíada de Astronomia