Siga nossas redes sociais
Logotipo - Semana da Consciência Negra tem cine-debate em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Semana da Consciência Negra tem cine-debate em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Semana da Consciência Negra tem cine-debate em Caxias do Sul

Evento ocorre nesta terça-feira, às 18h, no UCS Cinema

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Nesta terça-feira (18), às 18h, o UCS Cinema, em Caxias do Sul, terá a exibição do documentário "De que lado que tu samba? O rufar do Mestre Batata", produção de 2021, com direção de Ernani Viana.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Após a sessão, haverá debate com pesquisadores do Grupo de Pesquisa Biopolíticas (CNPq), PPGFil e PPGTurH da UCS, sob coordenação do Dr. André Brayner de Farias e do Doutorando em Turismo e Hospitalidade Ernani Viana.

Sobre o doc

O personagem principal é o premiado mestre de bateria, Ivan Diego Feijó da Silva, o Mestre Batata, da Acadêmicos Pérola Negra. A obra documental é contextualizada pela presença negra e algumas das suas organizações associativas de Caxias do Sul, celebrando as escolas de samba e o movimento carnavalesco da cidade.

O filme conta com depoimentos dos historiadores Fabricio Romani Gomes e Lucas Caregnato, ambos com trabalhos na área da cultura, do samba e do movimento negro, além de representantes do carnaval caxiense como Bira Ferreira, Salesio Macedo (Tio Cafú) e Julio César Gilbert (Cesinha), entre outros.

Sobre o Mestre Batata

Mestre Batata nasceu em 1983 na periferia de Caxias do Sul, no Bairro Pioneiro. Aos três anos, sua mãe já o levava, junto com seu irmão, para os ensaios da Escola Incríveis do Ritmo. Entre 1995 e 2004 insere-se como ritmista nas escolas XV de Novembro, Unidos do É O Tchan, São Vicente, Reino do Sol e Lua, Império da Zona Norte, Unidos do Pôr do Sol, Fidalgos e Aristocratas e Samba Puro, sendo estes dois últimos em Porto Alegre.

Em 2007, esteve à frente da bateria da Incríveis do Ritmo e, entre 2008 e 2009, na Protegidos da Princesa, onde conquistou seu primeiro título no Grupo Especial.

No decorrer da carreira, recebeu diversos prêmios como melhor Mestre de Bateria, como o Estandarte de Ouro e o Mérito do Samba, reconhecimento ofertado pela Associação Carnavalesca de Caxias do Sul (Assencar).

Desde 2017 atua na escola Acadêmicos Pérola Negra, além de participar do grupo Samba Show, voltado para eventos particulares.

Leia mais:
Jaime Marchet assume presidência do MobiCaxias

Lixo volta a ser descartado no bairro São Caetano, em Caxias do Sul
Economia de Caxias do Sul cresce 2,9% em setembro
São Pelegrino é eleita a igreja mural mais deslumbrante da América Latina
Custo da cesta básica de Caxias do Sul aumenta no mês de outubro

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul documentário cinema debate UCS Consciência Negra