O professor e consultor Bruno Bazanella estreia sua coluna no Serra em Pauta com uma provocação
redacao@serraempauta.com.br
10.02.2026 - 17h05min
As pessoas que convivem comigo já sabem: sou inquieto em relação ao futuro e trabalho por ele, aqui e agora. Gosto de participar de atividades, eventos e movimentos que promovem aprendizagem, desenvolvimento de negócios e iniciativas que podem tornar as nossas comunidades melhores para viver e prosperar.
Por isso, neste espaço, quero ampliar a visibilidade de pessoas, histórias, projetos e ideias que estão transformando a Serra Gaúcha.
É verdade que existem espaços de influência - salas de reuniões, andares, auditórios - e pessoas que impactam diretamente no futuro da Serra Gaúcha. No entanto, estas instituições e personalidades já possuem bastante visibilidade.
Aqui, quero compartilhar histórias e experiências de quem está fazendo isso acontecer no dia a dia, nas periferias, no interior e tem histórias inspiradoras que vão fazer você perceber que nós somos muitas mentes criativas fazendo a diferença – e, muitas vezes, com recursos escassos e inúmeras dificuldades.
Embora o otimismo seja uma característica nativa do meu comportamento, há uma sombra de preocupação ao observar alguns sinais do nosso presente que apontam desafios futuros.
Mesmo representando mais de 10% da população gaúcha, sendo reconhecida pela sua capacidade industrial e considerada um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, a Serra Gaúcha vive uma crise perigosa. Não apenas uma crise financeira ou climática. Estamos perdendo a capacidade de sonhar e construir uma visão coletiva para o futuro da região.
A Serra Gaúcha merece muito mais do que estamos conseguindo concretizar. E esta responsabilidade não pode ser terceirizada apenas aos gestores públicos ou burocracias administrativas. Podemos fazer muito mais atuando coletivamente, colaborando, provocando e cocriando uma visão próspera, tecnológica e sustentável para o nosso próprio futuro.
Essa é a primeira reflexão que eu quero provocar. O que você pode fazer hoje para influenciar o futuro da Serra Gaúcha? Qual é o futuro que você quer para a Serra Gaúcha? Comenta nos comentários o que você pensa sobre este desafio.
Mas, eu também vou compartilhar aqui, algumas possibilidades e cenários de futuro para inspirar você a imaginar e criar junto comigo e mais 1 milhão de pessoas, alternativas para que o nosso futuro seja ainda melhor.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias do Sul arrecada R$ 167 milhões com cota única do IPTU
Projeto de criação coletiva de músicas populares abre inscrições em Caxias
Sicredi Pioneira abre inscrições para o Fundo Social 2026
Sala de teatro do Ordovás, em Caxias do Sul, passará por manutenção
Fátima Randon assume a presidência da Apae de Caxias do Sul
Tags:
Criatividade e Tendências Bruno Bazanella Afinal, qual é o futuro da Serra Gaúcha? Caxias do Sul
