Andressa Marques espera facilitar a aplicação da política por meio da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo
redacao@serraempauta.com.br
09.02.2026 - 10h50min
A vereadora de Caxias do Sul Andressa Marques (PCdoB) defendeu a elaboração de um plano municipal de enfrentamento ao feminicídio durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores da quinta-feira (5). Presidente da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo, ela afirmou que a proposta busca envolver todos os parlamentares na construção de medidas que fortaleçam e deem efetividade às políticas públicas de combate à violência contra a mulher.
Ao se manifestar, Andressa citou o Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, lançado recentemente, que reúne ações do Executivo, do Legislativo e do Judiciário em todo o país.
Segundo a vereadora, a iniciativa representa um chamamento coletivo, especialmente aos homens, para o enfrentamento da violência de gênero e para a promoção de mudanças culturais baseadas na conscientização e no respeito entre os gêneros.
O Pacto Nacional foi instituído pelo Decreto nº 11.640/2023, com o objetivo de prevenir todas as formas de discriminação, misoginia e violência contra mulheres e meninas. A proposta prevê a implementação de ações governamentais intersetoriais, com enfoque na perspectiva de gênero e em suas diferentes interseccionalidades.
Leia mais:
Caxias do Sul anuncia programa com moradias para pessoas em situação de rua
Sesc de Caxias abre cadastro para instituições interessadas em ações culturais
SIM inaugura posto 200 e amplia investimentos no Rio Grande do Sul
Sicredi Pioneira terá assembleia 100% digital em 2026
Alunos de Caxias do Sul sobem ao pódio na Jornada Brasileira de Foguetes
Tags:
Política enfrentamento Andressa Marques vereadora Caxias do Sul debate criação plano contra feminicídio
