Projeto substitui abrigos coletivos por unidades individuais
redacao@serraempauta.com.br
09.02.2026 - 09h39min
A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou uma parceria estratégica para a área da assistência social com a adesão ao programa Cidade Recomeço, do Governo do Estado. O anúncio foi feito na quinta-feira (5) durante agenda oficial no salão nobre do Centro Administrativo Municipal, com a presença do prefeito Adiló Didomenico, do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Mauro Trojan, e do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.
Com um investimento previsto de R$ 10 milhões, o programa foca na chamada "saída qualificada" da população em situação de rua. O diferencial da proposta é substituir o modelo de alojamentos coletivos dos abrigos tradicionais por moradias individuais e transitórias, integradas a uma rede completa de serviços públicos.
O projeto será viabilizado por meio de estruturas modulares pré-fabricadas de alta tecnologia. As unidades possuem isolamento térmico e acústico, resistência a incêndios e proteção contra intempéries. Mais do que apenas um teto, o complexo foi planejado para o desenvolvimento humano integral.
As estruturas contemplam unidades residenciais, incluindo modelos adaptados para pessoa com deficiência (PCD) módulos de uso específico, como cozinhas, lavanderias, salas multiuso, biblioteca e brinquedoteca.
"Diferente de um abrigo comum, na Cidade Recomeço cada indivíduo ou família terá a chave da sua própria residência", destacou Adiló.
O objetivo é que essa autonomia habitacional sirva de base para que os beneficiários conquistem o autossustento e a reintegração familiar.
A localização do projeto também é estratégica: as unidades serão inseridas em bairros residenciais, permitindo que os novos moradores estejam próximos a postos de saúde e escolas. Essa proximidade facilita o acesso à rede de serviços públicos necessária para a retomada da cidadania.
Além do impacto social, a "Cidade Recomeço" traz benefícios ambientais e de gestão. O sistema de construção modular minimiza a geração de resíduos e danos ao solo durante a instalação. Por serem estruturas móveis, os módulos podem ser desmontados e realocados conforme a necessidade do poder público, servindo inclusive como suporte em casos de catástrofes climáticas.
O anúncio marca um novo capítulo nas políticas públicas de Caxias, posicionando a cidade como uma das protagonistas no Estado na adoção de tecnologias modernas para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
Leia mais:
Sesc de Caxias abre cadastro para instituições interessadas em ações culturais
SIM inaugura posto 200 e amplia investimentos no Rio Grande do Sul
Sicredi Pioneira terá assembleia 100% digital em 2026
Alunos de Caxias do Sul sobem ao pódio na Jornada Brasileira de Foguetes
Palácio das Uvas volta a oferecer degustação na Festa da Uva, em Caxias do Sul
Tags:
Geral Cidade Recomeço Caxias do Sul anuncia programa moradias pessoas situação rua
