A distribuição no espaço retorna após três edições de hiato
redacao@serraempauta.com.br
08.02.2026 - 11h57min
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva, que acontece de 19 de fevereiro a 8 de março no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, traz de volta a degustação gratuita de uvas no Palácio das Uvas, espaço tradicionalmente reconhecido como o coração do evento.
A distribuição retorna após três edições de hiato, junto com novidades que apostam em tradição, inovação e convivência, ampliando a experiência sensorial, cultural e turística do público.
Nesta edição, o Palácio das Uvas volta a funcionar como ponto de degustação gratuita. Ao chegarem à festa, os visitantes recebem um cacho de uva de boas-vindas no pórtico. Quem desejar comer mais uvas também recebe um ticket que pode ser utilizado no Palácio das Uvas, localizado no Pavilhão 2, onde é possível degustar à vontade as variedades produzidas na região, como era feito em edições passadas.
No mesmo pavilhão, que abriga o comércio e exposições, o público poderá conhecer o Mirante do Parque, espaço que oferece uma vista panorâmica de Caxias do Sul. Lá, será possível participar do "Brinde no Mirante", uma experiência disponível diariamente, a partir das 18h30min, mediante a compra da taça com vinhos, ou sucos produtos da região.
Celebrando o protagonismo da grande estrela do evento, a programação da festa traz uma iniciativa inédita no dia 26 de fevereiro: a oferta gratuita de uvas orgânicas aos visitantes.
Nesta edição, cerca de 60 agricultores manifestaram interesse em fornecer o fruto para degustação, incluindo variedades orgânicas, o que demonstra a dedicação da comunidade em fazer o evento brilhar.
"O retorno da degustação de uvas no Palácio das Uvas representa o resgate de uma tradição que toca o coração da nossa festa. Para este ano, nossa expectativa é transformar a visita em um momento inesquecível, garantindo a entrega de mais de 150 toneladas de uvas rigorosamente selecionadas. Entendemos que o visitante chega até nós com o desejo de reviver memórias ou criar novas histórias, por isso, o Palácio foi planejado para ser o cenário perfeito dessa conexão. Queremos que cada cacho de uva distribuído simbolize o vigor da nossa produção regional e a generosidade da nossa acolhida", destaca Fernando Bertotto, presidente da Comissão Social do evento.
Leia mais:
Caxias do Sul autoriza estudos para hotel cinco estrelas no Parque da Festa da Uva
Mesmo com chuva, criançada se diverte em toboágua gigante em Caxias do Sul
Caxias do Sul abre oficialmente o período das colheitas com ato simbólico
Desorkestra Montanhosa realiza Carnaval de Rua em Caxias do Sul
Caxias do Sul inicia prontuário eletrônico e-SUS na rede de Atenção Primária à Saúde
Tags:

