Aos 11 anos, Pedro Eduardo Cuba se torna o único astronauta análogo mirim do RS
redacao@serraempauta.com.br
06.11.2025 - 11h02min
O estudante Pedro Eduardo Cuba, de 11 anos, aluno do 7º ano do Colégio Madre Imilda, em Caxias do Sul, teve um ano marcado por conquistas e descobertas. Recentemente, o jovem identificou dois asteroides durante a participação no Programa Caça Asteroides, iniciativa que tem mobilizado alunos em todo o Brasil. O projeto desafia os participantes a buscar e identificar asteroides próximos da Terra.
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Nasa e o International Astronomical Search Collaboration, o programa oferece treinamento e acesso a imagens reais do espaço, permitindo que os participantes analisem dados e contribuam para descobertas astronômicas. O objetivo da atividade é estimular o interesse pela ciência, tecnologia e pesquisa espacial, além de promover a aprendizagem prática.
Com isso o estudante foi para Brasília receber a medalha e teve a oportunidade de participar de uma sessão especial no Senado Federal em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
Outra oportunidade foi participar da Olimpíada de Foguete da Wogel. Diante do seu desempenho foi convidado a ser embaixador da Wogel e se tornou Astronauta Análogo Mirim, sendo o único do Rio Grande do Sul.
Esse reconhecimento proporcionou que Cuba já recebesse a primeira formação e ele terá ainda várias missões na estação Wogel ao longo de sua formação como astronauta análogo.
A Wogel Enterprise Aerospace é uma instituição brasileira que promove o interesse pela ciência e tecnologia, especialmente na área espacial. A organização realiza atividades como simulação de viagens e missões espaciais.
O estudante de 11 anos foi identificado com altas habilidades e superdotação aos oito anos e traz no currículo o fato de ter passado direto do 3º para o 5º ano do Ensino Fundamental e de ter sido o primeiro caxiense membro da Associação Mensa Brasil. A entidade é representante oficial da Mensa Internacional, conhecida por ser a principal organização de alto quociente de inteligência (QI) no mundo.
Além de ter conquistado as medalhas de prata na 1ª Olimpíada Nacional de Astronomia Digital e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o menino é reconhecido pela Agência Espacial Americana, a Nasa, como um galactic problem solver - um solucionador de problema galáctico, por propor soluções criativas aos desafios da Terra.
Ainda esse ano, Pedro Cuba foi o único gaúcho selecionado para participar do quadro "Pequenos Gênios", do Domingão do Huck e recebeu da Prefeitura de Caxias do Sul o Certificado de Reconhecimento como aluno do Colégio Madre Imilda por suas altas habilidades nas áreas de Ciências e Tecnologia.
No colégio ele segue se dedicando ao estudo do espaço participando do Clube de Astronomia e do Madre Tech - Programa de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.
Leia mais:
Espetáculo leva ao palco a força feminina na dança neste domingo, em Caxias
Grupo de Cordas da UCS apresenta concerto em Bento Gonçalves
Defesa Civil de Caxias do Sul está em alerta por previsão de ciclone no RS
UPA Central de Caxias do Sul recebe habilitação do Ministério da Saúde
Praça Dante é revitalizada para receber a programação de Natal em Caxias
Tags:
Geral conquista aluno Madre Imilda Caxias do Sul Pedro Cuba encontra dois asteroides próximos Terra
