Texto de autoria do Executivo foi acolhido pela maioria do plenário e recebeu seis emendas de parlamentares
redacao@serraempauta.com.br
07.01.2026 - 10h10min
Por maioria de votos (17 favoráveis e três contrários), em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou o projeto de lei complementar que trata das normas de uso e ocupação do solo nas áreas classificadas como Zona das Águas (ZA).
De autoria do Executivo municipal, a matéria contou com mensagem retificativa 1/2026 da própria Prefeitura, a qual foi acolhida por maioria (17x3), e seis emendas parlamentares (sendo três modificativas: 2, 12 e 13; e três aditivas: 47, 48 e 49). Com exceção da emenda modificativa 12, que foi aprovada por maioria (14 a 3), as demais receberam aval de todos os legisladores, que as votaram de forma agrupada.
As emendas aditivas e a modificativa 13/2026 foram protocoladas pelos parlamentares Andressa Marques e Claudio Libardi, do PCdoB. A emenda modificativa 2/2026 partiu do vereador Aldonei Machado (PSDB). Já a modificativa 12/2026, a única a ter discussão e tratou sobre banhados, foi de autoria do parlamentar Sandro Fantinel (PL).
O texto do Executivo tem o objetivo de proteger os mananciais destinados ao abastecimento público, assegurar a preservação dos recursos hídricos e garantir a sustentabilidade ambiental do Município. As suas disposições complementam o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e a Lei Municipal de Parcelamento do Solo, devendo ser observadas de forma integrada e prioritária nas áreas abrangidas pela Zona das Águas, ressalta o texto.
O PLC informa que a Zona das Águas compreende as seguintes Bacias, que são utilizadas para captação e acumulação de água destinada ao abastecimento público de Caxias: Dal Bó, Maestra, Faxinal, Marrecas, Piaí, Sepultura e Mulada.
Na exposição de motivos, o prefeito explica que passados 20 anos de sua publicação, existe a necessidade de revisão e atualização desse instrumento legal, com o objetivo de adequá-lo às análises técnicas atuais e à experiência acumulada ao longo de duas décadas de atuação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) na proteção dessas áreas.
"A proposta de atualização busca conciliar a preservação ambiental, mantida como princípio central, com a sustentabilidade, o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população, ampliando de forma responsável e criteriosa o leque de permissões nas Zonas das Águas. Entre as alterações propostas, destaca-se a permissão para a prática da pesca esportiva nas áreas de barragens e reservatórios, desde que realizada de forma controlada e mediante solicitação formal por associações esportivas legalmente constituídas. A atividade poderá contar com a utilização de embarcações, exclusivamente movidas à propulsão elétrica, sendo vedado o uso de motores a combustão, como forma de prevenir a contaminação da água, reduzir ruídos e minimizar impactos ambientais", menciona o prefeito.
Didomenico explica que a comunidade foi ouvida em audiências públicas e o processo foi encaminhado ao Conselho de Planejamento e Gestão Territorial (Conseplan), onde recebeu contribuições.
Durante a discussão da matéria, a bancada do PT se colocou contrária às mudanças propostas por sua flexibilização.
"É um projeto preocupante e vai comprometer a qualidade de água da cidade", afirmou a vereadora Rose Frigeri (PT), que também defendeu mais discussão em torno das questões ambientais que o texto envolve.
Da bancada do PCdoB, o vereador Claudio Libardi mencionou a defesa que a sigla fez em melhorias na matéria por meio de emendas e que as cruciais acabaram acatadas pelo Município, por isso se posicionou favorável. Para exemplificar mencionou a transformação do Samuara em reserva hídrica, que foi uma modificação garantida por emenda da bancada, informou.
Os vereadores Sandro Fantinel (PL) e Aldonei Machado (PSDB) comemoraram a aprovação do PLC e disseram ser um momento histórico, principalmente para quem é agricultor, reside no interior ou em áreas de bacia de captação. Eles saudaram o governo municipal, mencionando, principalmente, o diretor-presidente do Samae, João Uez.
Leia mais:
Babiana Mugnol inaugura quadro semanal de vinhos no Serra em Pauta
Abertas inscrições para a Feira do Artesanato na Festa da Uva, em Caxias do Sul
Di Paolo inaugura unidade em Torres com capacidade para 260 pessoas
Samae de Caxias do Sul realiza Acqua Fest com um dia a mais em 2026
Wagner Petrini assume a presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Tags:
Política sessão extraordinária Câmara de Vereadores Caxias do Sul aprova projeto Zona das Águas
