Obra de 120 páginas está na gráfica. A maior parte da tiragem será destinada às escolas
redacao@serraempauta.com.br
16.04.2025 - 17h08min
Em quase duas décadas de atuação mostrando que há para fazer em Caxias do Sul e desbravando o território do Município, Marivania Sartoretto, idealizadora do Guia de Caxias do Sul, percebeu que não existia um material que detalhasse a história dos distritos caxienses. Conversou com educadores e concluiu que as escolas também sentiam falta de trabalhar a cultura local. E então decidiu produzir um livro.
Em breve, "Caxias do Sul: história e cultura nos distritos" estará disponível para qualquer pessoa que queira ler. A obra de 120 páginas é composta por textos, fotos, mapas e ilustrações, está na gráfica e deve estar à disposição da população ainda no mês de abril.
"Desde que existe o Planeta Terra, existe o território onde hoje é Caxias do Sul. Muita coisa aconteceu por aqui, e o livro conta essa história citando todas as épocas e todas as etnias que contribuíram para a trajetória do nosso Município", explica a idealizadora.
O trabalho de pesquisa foi todo feito por ela e se estendeu por cerca de dois anos. Referências bibliográficas, contatos com arqueólogos e historiadores e muitas visitas aos distritos de Caxias foram a base para as informações que estarão publicadas no livro. Os textos foram escritos pela jornalista Paula Valduga, coautora da obra.
"Esse é um trabalho inédito que busca resgatar e preservar a história de todo o território de Caxias do Sul, contribuindo para o senso de pertencimento de quem vive por aqui", complementa Marivania.
A maior parte da tiragem será destinada às escolas, já que este projeto tem como objetivos, também, dar subsídios aos professores e atuar com as próximas gerações. No entanto, haverá exemplares para compra e, ainda, uma versão em pdf disponível on-line, de forma gratuita.
"Queremos que os caxienses, tanto as pessoas que nasceram aqui, quanto as que vieram de outros lugares, tenham a oportunidade de conhecer a riqueza da história deste Município, porque entendemos que, quanto mais sabemos sobre o lugar onde estamos, mais nos identificamos e cuidamos dele", acrescenta a idealizadora do projeto.
Leia mais:
Escola do Mecânico é inaugurada em Caxias do Sul
Prefeito de Garibaldi assume a presidência da Amesne
Prefeitura de Bento Gonçalves protocola reajuste para servidores
Grupo Bigfer anuncia novo centro de logística em Farroupilha
Prefeitura de Caxias lança edital da PPP da Educação Infantil nesta terça
Tags:
Cultura obra Caxias do Sul livro focado história distritos Marivania Sartoretto Paula Valduga