A iniciativa da ANS visa qualificar e humanizar a assistência ao parto e nascimento no Brasil
redacao@serraempauta.com.br
08.05.2025 - 14h01min
O Círculo Saúde foi selecionado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a participar do Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato - Parto Adequado, uma parceria da ANS com o Institute for Healthcare Improvement – IHI e Hospital Israelita Albert Einstein. Entre as 24 operadoras de saúde contempladas em todo o país, o Círculo Saúde é a única representante do Rio Grande do Sul com projeto aprovado pela Agência.
A iniciativa visa qualificar e humanizar a assistência ao parto e nascimento no Brasil, onde os selecionados poderão participar de cursos de capacitação, treinamentos e mentoria, além de trocas de experiências, com o propósito de obter a Certificação Parto Adequado.
A seleção representa um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição, que há anos investe na promoção de práticas assistenciais mais seguras, respeitosas e baseadas em evidências. O projeto enviado pelo Círculo Saúde propõe estratégias que fortalecem a humanização do parto, estimulam a adoção de boas práticas obstétricas e promovem a melhoria contínua da qualidade assistencial.
“Essa conquista reforça o compromisso da nossa instituição com a inovação em saúde e com o cuidado integral às famílias, fortalecendo seu papel de referência em atendimento humanizado e de qualidade no estado e no país”, aponta o diretor de Mercado do Círculo Saúde, Leno Almeida.
A seleção marca o início de uma nova etapa de trabalho, focada na implantação prática das ações propostas para garantir ainda mais segurança, acolhimento e qualidade de vida às gestantes e aos recém-nascidos atendidos. Além da qualificação obstétrica, o Círculo Saúde também se destaca pelo cuidado ampliado com o bem-estar emocional das famílias.
A maternidade da instituição investe continuamente em ações de humanização, tanto no acompanhamento gestacional quanto nas UTIs neonatal e pediátrica. Uma das iniciativas mais sensíveis é o projeto Caixa de Memórias, voltado a famílias que enfrentam perdas fetais e neonatais. A ação oferece uma caixa personalizada com itens simbólicos e afetivos, promovendo acolhimento, respeito à dor do luto e preservação da memória do bebê.
Esse olhar integral para a maternidade, que inclui apoio psicológico, práticas respeitosas e ações que valorizam o vínculo familiar mesmo em momentos de dor, contribui para a qualidade assistencial e fortalece indicadores positivos, como a redução de cesáreas desnecessárias e o estímulo ao parto normal.
“Mais do que nascer com segurança, cada bebê e sua família merecem ser acolhidos com humanidade e respeito. Essa é a essência do nosso cuidado”, afirma Sandie Lauren Kahl Mueller, coordenadora da área materno-infantil do Círculo Saúde.
Leia mais:
Vaticano registra fumaça branca; novo papa é eleito
Flores da Cunha realiza 1º Festival do Agnolini no dia 24 de maio
Telhado do Hospital Pompéia, em Caxias, será reformado
Eccel Incorporadora comemora 30 anos com novos projetos, em Caxias
Espumantes e queijos: a arte da harmonização internacional
Tags:
Geral Reconhecimento Saúde ANS Círculo Saúde RS Parto Projeto Parto Adequado