Prefeitura, Emater e Ministério da Agricultura auxiliaram a regularização tendo como base a Lei do Vinho Colonial
redacao@serraempauta.com.br
14.12.2025 - 13h37min
Turistas e comunidade contam com mais uma alternativa de passeio em São Martinho da 2ª Légua, na região de Forqueta, em Caxias do Sul: a Vinícola Colonial Família Boff, inaugurada na última sexta-feira (12).
O empreendimento está enquadrado na lei do vinho colonial, legislação federal que permite ao produtor rural regularizar a produção sem a necessidade de criar uma empresa ou possuir CNPJ. A documentação para o enquadramento teve apoio da equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) da prefeitura de Caxias do Sul, além de parceria do Ministério da Agricultura e da Emater.
Durante o evento de inauguração, Izaías Boff, um dos produtores responsáveis pela propriedade, lembrou do trabalho árduo já realizado pelos seus pais e avós. Boff salienta que a inauguração da Vinícola marca uma nova etapa na história da família, que já costumava receber turistas, porém, agora, com a Vinícola, quer tornar o local um ponto turístico o ano todo.
A Vinícola Colonial Família Boff produz espumantes, vinhos finos e de mesa. Entre os vinhos finos, figuram os feitos com as variedades moscato giallo, marsellan e merlot.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, afirmou que a abertura da Vinícola integra uma sequência de inaugurações de novos empreendimentos na cidade. “Esta é a oitava agroindústria que inauguramos e a terceira sendo vinícola colonial. Vamos seguir investindo no nosso interior. Estamos crescendo no turismo e turismo é história, um exemplo é esta família”, disse.
As princesas da Festa Nacional da Uva Julia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva foram desejar sucesso à família Boff e levar os cumprintos pelo novo estabelecimento. Também estiveram na solenidade autoridades como o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto; o secretário de Turismo de Caxias do Sul Felipe Gremelmaier; a coordenadora regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado do RS, Lucimar Rodrigues; a vereadora Sandra Bonetto, representando a Câmara Municipal; e o chefe do escritório da Emater, Mauro Tessari, além de representantes de entidades do setor agrícola.
Tags:
vinicola vitivinicultura turismo caxias do sul agroindústria Lei do Vinho Colonial
