Show de clássicos da música gaúcha ocorre neste sábado, no Teatro Pedro Parenti, tem entrada gratuita
redacao@serraempauta.com.br
12.09.2025 - 09h31min
Caxias do Sul será palco da estreia do show "Luiz Coronel Poeta e Compositor". A atração musical ocorre neste sábado (13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti e integra as atividades do 25º Festival Caxias em Cena. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação.
O espetáculo traz o melhor da poesia de Coronel em consagradas parcerias, como Cordas de Espinho, Gaudêncio 7 Luas, Leontina das Dores e Pilchas.
A direção musical é assinada por Sérgio Rojas, que se junta a um elenco formado por Tatiéli Bueno, Janaína Maia, Miguel Tejera e Marco Michelon, com participação especial de Lucio Yanel.
O roteiro é conduzido pelo autor Luiz Coronel, que apresenta as canções ao público e revela bastidores das composições.
O programa do show destaca também a força da cena local, com a emocionante versão de Tatiéli Bueno para Imigrantinos, música que celebra o ciclo exitoso da Serra Gaúcha. E ainda Guitarreio para um Guitarrista, composição em homenagem a Lucio Yanel que será executada pelo violonista junto à declamação de Coronel.
Também está previsto tributo aos 120 anos de Erico Verissimo, com a canção-tema O Tempo e o Vento. Músicas vencedoras de festivais, como as parcerias com Sérgio Rojas, completam o setlist.
Para maior comodidade, recomenda-se chegar com antecedência ao Teatro Municipal Pedro Parenti, localizado na Rua Dr. Montaury, 1333, no Centro de Caxias do Sul. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, sujeitos à lotação do teatro.
Sobre Luiz Coronel
Luiz Coronel é escritor, produtor cultural, publicitário e palestrante. Nascido em Bagé em 1938, transitou pela magistratura até chegar à propaganda. Como publicitário, foi o responsável pela concepção dos institucionais do Grupo Zaffari e realizou palestras por diversos países como presidente da Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP).
Escritor múltiplo, tem 90 livros publicados em mais de 50 anos de literatura. Entre eles, 31 livros de poesia, 10 livros infantis com a Coleção Esquilo, a Coleção Dicionários, na 21ª edição, e 5 volumes da Comédia Gaúcha, série de causos adaptada para teatro e televisão.
Compositor consagrado nos festivais gaúchos, venceu a Calhandra de Ouro na 3ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e foi Patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2012.
Recebeu a principal distinção em âmbito estadual, a Medalha do Mérito Farroupilha (Assembleia Legislativa) e é vencedor das principais premiações do Rio Grande do Sul, como os Prêmios Açorianos de Literatura e de Música, Prêmio AGES Livro do Ano, e distinções no Exterior, como o Prêmio Revista Plural (México) e Homenageado do Ano (Universidade de Salamanca, Espanha).
Leia mais:
Conquista Tchê segue nesta sexta e sábado na Câmara de Caxias do Sul
Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo STF
Caxias do Sul recebe show do Papas da Língua em novembro
Caminhão com 659 multas é recolhido durante blitz em Caxias do Sul
Volnei Canônica lança livro infantil neste domingo, em Caxias
Tags:
Cultura Caxias em Cena, Espetáculo Luiz Coronel Poeta e Compositor é destaque do Caxias em Cena