Apresentações, que já atraíram cerca de 120 mil pessoas, seguem até dia 3 de agosto
redacao@serraempauta.com.br
28.07.2025 - 09h45min
Restam poucos dias para conferir as atrações do 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, cuja programação encerra no próximo domingo, dia 3 de agosto. Desde o dia 17 de julho, quando iniciaram as atividades, cerca de 120 mil pessoas já prestigiaram os números de dança, oficinas e outros atrativos oferecidos pelo evento.
"Ficamos muito felizes ao ver o público prestigiando esse grande encontro de culturas, que nos transporta para diversas partes do Brasil e do mundo por meio da arte, integrando povos, compartilhando tradições e enaltecendo o respeito à diversidade", destaca a coordenadora desta edição, Iasmin Schmitt.
Até domingo ainda é possível assistir verdadeiros espetáculos de grupos vindos de outros países e diversos estados do Brasil, além das delegações locais que enriquecem a agenda. As apresentações iniciam às 11h durante a semana, e no sábado e domingo, às 10h, no palco da Rua Coberta, e seguem até o começo da noite.
Entre os destaques internacionais estão o Conjunto Folklórico Y Teatral Kallisaya, do Chile; a Compañía Danza Colombia Internacional, da Colômbia; Tierra y Cosecha, da Costa Rica e Lechowia Dance Company, do Canadá. Já no rol de talentos brasileiros estão artistas vindos da Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, bem como dezenas de grupos gaúchos.
Também todos os dias, a partir das 9h, é possível conhecer – e fazer boas compras – na Feira da Diversidade, com produtos típicos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, incluindo artesanato, vestuário, utensílios culturais e iguarias.
O 52ª FIF tem, ainda, oficinas de artesanato (Mãos da Diversidade), de dança (Passos da Diversidade) e de gastronomia (Panelas da Diversidade), bem como os Jogos Germânicos, no sábado (2) e o Desfile de Integração (3), prometendo emocionar o público no último dia de programação.
Sarau foi um dos destaques do fim de semana
Nem só de dança e música se faz a programação do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. A literatura também tem espaço no caldeirão cultural proposto pela programação – como evidenciou a nona edição do Sarau da Diversidade, realizado no sábado (26), na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva.
Embalado pelo Grupo de Folclore Ucraniano Solovey, de Canoas, o encontro teve espaço para leitura e partilha de experiências, em uma valorização da transmissão oral da história.
Outro momento de destaque foi a inauguração do Espaço Infantil da Biblioteca como "Espaço Infantil Gaudêncio Terra", em homenagem ao escritor local Éderson Moreira dos Santos. Membros da família e amigos próximos emocionaram o público com relatos sobre o seu trabalho cultural. Falecido em abril de 2025, Terra é autor da "Canção da Diversidade", música-tema do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
Ele também atuou como servidor público, foi patrono da Feira do Livro de Nova Petrópolis e escreveu diversas obras com foco na inclusão social de pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, durante o Sarau foram citadas as proposições aprovadas na Conferência de Cultura.
"Esses eventos mostram a importância da cultura e da literatura na nossa comunidade, bem como a integração com outras programações. É ótimo ver a cidade reconhecer seu legado e preservar sua memória", destaca a bibliotecária de Nova Petrópolis, Susana Carrasco.
Leia mais:
Caxias do Sul prorroga vacinação contra o HPV em jovens de 15 a 19 anos
Empresa de fretamento empresarial de Caxias completa 40 anos
Ação conjunta busca preservar área da Represa Maestra, em Caxias do Sul
Câmara de Vereadores de Caxias aprova financiamento para o turismo
Desacelerar é preciso
Tags:
Cultura Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis última semana