“Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” conecta as pessoas com a Música de Câmara
redacao@serraempauta.com.br
13.11.2025 - 13h11min
O concerto “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas”, com o Grupo de Cordas da UCS, chega a mais duas cidades da Serra Gaúcha nesta semana. Nesta sexta-feira (14), às 20h, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, e no domingo (16), às 20h, na Igreja Matriz Santo Antônio, em Guaporé.
O grupo tem como convidados dois solistas, a soprano Karina Dante e o tenor Maicon Cassânego, contando ainda com a participação do pianista Wagner Maciel.
A série de apresentações gratuitas já passou por Caxias do Sul, Canela e Bento Gonçalves. Depois de Farroupilha e Guaporé, segue para Flores da Cunha e São Sebastião do Caí.
O concerto “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” foi concebido para celebrar a Música de Câmara através de compositores consagrados da música brasileira e de obras dos grandes compositores da Ópera italiana.
A formação para esse espetáculo conta com dez integrantes combinados em uma seção de Cordas, para garantir as nuances e timbre orquestral, acompanhamento de piano, para ampliar a sonoridade do grupo e expandir as possibilidades de repertório, e cantores solistas, que trazem para o programa a expressividade da voz através do Canto Lírico.
O concerto acontece em dois momentos. Na primeira parte, o Grupo de Cordas da UCS apresenta um repertório camerístico de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Ernani Aguiar, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos, entre outros.
O segundo momento é protagonizado pelo Canto Lírico através de Duetos e Árias das mais famosas óperas italianas como La Traviata, de Verdi, e Turandot, de Puccini, interpretados pelos solistas, pianista e Grupo de Cordas.
O objetivo desta série de concertos é conectar as pessoas com a Música de Câmara escrita por compositores que buscaram, no século XX, a identidade nacional.
Além disso, o projeto mostra ainda a representatividade do canto lírico italiano através de compositores que construíram a sonoridade do canto lírico.
Prevendo em cada apresentação uma contextualização do repertório em relação ao período histórico, temáticas e estilo musical, a série de apresentações mostra que a música brasileira de câmara transcende a tradição da música ocidental por trazer, desde o nacionalismo, a sonoridade do país e suas regiões traduzida em linguagem para essa formação de cordas.
Os compositores selecionados para este Concerto são a história da música brasileira e, logo, é de suma importância mantê-los no presente.
Já as árias de óperas italianas foram selecionadas por se tratar de uma forma de atuação cênica e com uma narrativa textual. Cada peça carrega histórias de sentimentos, romances, trabalho e emoção e, assim, geram empatia com o público que reage com admiração e entusiasmo.
“Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” reúne, também, músicos e cantores que possuem larga experiência em grande orquestra, música de câmara e solo, oferecendo ao público um momento de entrosamento, desenvoltura e carisma.
O projeto conta com tradução em Libras e audiodescrição aberta.
Leia mais:
Randoncorp registra receita líquida de R$ 3,4 bilhões no 3º trimestre de 2025
Caminhão com R$ 11 mil em multas é recolhido em blitz em Caxias
Hospital Virvi Ramos abre espaço de referência para idosos pelo SUS em Caxias
Vinícola Casa Hevian é a nova agroindústria familiar de Caxias do Sul
Caxias terá exibição do documentário "Eu, Dona de Mim" no dia 19 de novembro
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Farroupilha Guaporé Grupo de Cordas UCS concertos música cordas vozes
