De 100 cidades que concorreram, o projeto da cidade ficou entre os 10 melhores
redacao@serraempauta.com.br
14.07.2025 - 08h30min
A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul comemora a habilitação do Hospital Virvi Ramos no programa Avançar 60+ do Governo do Estado. De 100 cidades que concorreram, o projeto de Caxias ficou entre os 10 melhores. Sendo assim, com os R$ 120 mil por mês do Avançar 60+ será possível abrir o Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa.
Equipes da pasta participaram de reuniões com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e sua adjunta Ana Costa sobre o programa. O prefeito Adiló Didomenico esteve no início de junho com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, quando houve o protocolo da solicitação destes recursos, juntamente com o deputado estadual Neri, O Carteiro.
A luta pelo espaço voltado à pessoa idosa na cidade iniciou em 2023 pelo vereador Rafael Bueno, enquanto presidente da Comissão de Saúde e à frente da Comissão da Pessoa Idosa. Pelo meio do vereador foram captados R$ 2,5 milhões de emendas parlamentares para abrir este centro de saúde na cidade.
"Estamos comemorando hoje a implantação do 60+, em parceria com o Hospital Virvi, e reconhecendo o esforço de várias forças que se engajaram como o deputado Neri e o vereador Rafael Bueno. Agora é importante ressaltar também o aporte de recursos pelo município. É uma conquista de várias mãos, mas o município entende a importância deste programa, disponibilizando os recursos para o convênio com o Hospital Virvi", comemorou Adiló.
O Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa é voltado para pacientes classificados como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência, funcionando como continuidade do trabalho realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O critério será o índice de vulnerabilidade clínica funcional, usado para avaliar a condição do ioso, ou o diagnóstico de demência.
“São idosos que vão passar por essa avaliação multidimensional. E o propósito é promover a melhora da funcionalidade, da qualidade de vida e dar suporte familiar da pessoa idosa, além de contribuir para manejos de situações complexas, e fortalecer a construção de um cuidado compartilhado com as unidades básicas. Ele vem para fortalecer a construção do cuidado. Porque muitas vezes esse idoso precisa de uma avaliação de um neurologista, por exemplo. Então ele vai ter acesso a isso à medida que ele tiver a indicação. Vamos compartilhar esse cuidado junto com a UBS e fazer o acompanhamento da evolução desse paciente”, explica a diretora-executiva do hospital, Cleciane Doncatto Simsen.
O espaço no Hospital Virvi Ramos, que agora será estruturado para começar a atender, deve oferecer atendimentos com fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionista, farmacêutico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educadora física e enfermagem.
Hoje, Caxias do Sul possui cerca de 83 mil pessoas idosas.
Leia mais:
Mão Amiga promove Noite das Sopas no dia 8 de agosto, em Caxias
Bianca Gismonti e Julio Falavigna fazem show em Caxias
Granja Pinheiros, de Nova Petrópolis, lança linha de empanados de frango
Jornalista de Caxias lança livro que analisa romance de Umberto Eco
Associação de Enologia convoca vinícolas para participação em concurso nacional
Tags:
Saúde Geral Caxias do Sul Hospital Virvi Ramos habilitação programa projeto Avançar 60+ pessoa idosa