Proposta do deputado Neri, o Carteiro, também estabelece o 20 de maio como Dia do Jogo do Quatrilho no Calendário Oficial de Eventos
redacao@serraempauta.com.br
02.08.2025 - 12h34min
Uma das atividades mais tradicionais dos imigrantes italianos e descendentes que se instalaram na Serra Gaúcha, o jogo do quatrilho agora é um dos símbolos do Rio Grande do Sul. O reconhecimento ocorre a partir de proposição do deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), que também estabelece o dia 20 de maio como Dia do Jogo do Quatrilho no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do RS.
A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Leite no dia 24 de julho. A data escolhida para a homenagem, 20 de maio, remete à da chegada das primeiras famílias imigrantes à Serra, em Nova Milano, hoje distrito de Farroupilha.
De acordo com a nova legislação, visando preservar e valorizar o legado histórico e cultural, são objetivos do Dia do Jogo de Quatrilho: incentivar e planejar a realização de torneios da modalidade; divulgar e valorizar a herança cultural do Estado; incentivar o conhecimento e a prática do jogo; e apoiar, no âmbito das escolas e instituições diversas do Estado, iniciativas que possibilitem o ensino das origens do jogo, permitam a confraternização e contribuam com o bem-estar dos cidadãos.
Herança cultural da imigração
O Quatrilho é um jogo de cartas, tradicionalmente com baralho espanhol, que se joga em duplas e com a troca de parceiros a cada rodada. O objetivo é formar combinações de cartas, utilizando as classes de multiplicação, base, potência e área, e acumular pontos.
A estratégia envolve atenção aos sinais dados pelos parceiros e a troca a cada jogada, exigindo raciocínio rápido e observação.
O jogo foi trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos no fim do século XIX, sendo muito popular até os dias atuais entre os descendentes. As conversas durante a partida são basicamente em talian, dialeto dos antepassados que hoje é Língua de Referência Cultural Brasileira, corroborando assim com o resgate de ambos.
A analogia do jogo com a história real de troca de casais ocorrida no início da imigração italiana na Serra Gaúcha, retratada na obra do escritor José Clemente Pozenato, levou à denominação do livro 'O Quatrilho', que posteriormente virou encenação teatral, minissérie e filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996.
Leia mais:
Obra contra alagamentos avança no Bairro Bela Vista, em Caxias do Sul
Círculo Saúde inaugura nova central de serviços em Capão da Canoa
Bebê prematura deixa hospital em Bento após 166 dias internada
Consórcio já instalou mais de 2,8 mil placas de rua em Caxias do Sul
Forqueta Cultural de agosto acontece neste domingo em Caxias
Tags:
Política reconhecimento Neri, o Carteiro jogo de quatrilho símbolo Rio Grande do Sul