Filme vai mostrar a realidade de profissionais da comunicação no conflito com a Rússia, que já dura três anos
redacao@serraempauta.com.br
02.10.2025 - 16h05min
O jornalista Fernando Levinski, radicado em Caxias do Sul, esteve na Polônia em março e abril de 2022 acompanhando refugiados que deixavam a Ucrânia devido ao conflito com a Rússia. Agora, ele prepara um documentário sobre o tema.
A produção, chamada "Voz do Front", vai retratar a adaptação profissional de jornalistas em meio ao conflito e a resiliência desses profissionais diante das mudanças no cotidiano e nas dinâmicas de trabalho. Atualmente, Levinski é estudante do mestrado em História na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Para viabilizar o projeto,foi lançado um financiamento coletivo que prevê cobrir custos de viagem e produção, incluindo passagens aéreas até Varsóvia, capital da Polônia, deslocamento de trem até Kiev, hospedagem, seguro e edição do documentário.
Entre as contrapartidas para apoiadores estão a inclusão de nomes ou logomarcas nos créditos, acesso a um grupo restrito no Instagram @vozdofront com bastidores da viagem, o recebimento de um livro a ser lançado em 2026 e convite para a exibição da obra, que vai ocorrer no início do próximo ano.
Segundo o jornalista, a iniciativa busca aproximar a realidade do conflito da sociedade brasileira.
"Compreender o que ocorre num ambiente conflagrado é importante para clarear o entendimento sobre reflexos próximos a nós. Por exemplo, termos receptividade aos migrantes que chegam ao Brasil", destaca Levinski.
Leia mais:
Vigilância Ambiental orienta sobre cuidados contra escorpiões
3ª Légua, no interior de Caxias, terá atividades para incentivar o turismo
Cartão SUS passa a ser vinculado ao número de CPF
Fique por dentro das atrações do segundo fim de semana da Feira do Livro de Caxias
Electric Move receberá Jornada da Sustentabilidade, em Caxias
Tags:
Geral Voz do Front jornalista Fernando Levinski Caxias do Sul lança vaquinha gravação documentário Ucrânia