Empresa com 11 anos de experiência acompanha mudanças e alerta sobre riscos de irregularidades
redacao@serraempauta.com.br
20.12.2025 - 11h46min
A LGA Imóvel em Dia tem atuado diretamente na regularização de imóveis em Caxias do Sul, acompanhando de perto as mudanças promovidas pelo Município para facilitar a legalização de propriedades urbanas e rurais.
Ao longo de 2025, a empresa participou de processos que se beneficiaram de medidas como a formalização de contratos antigos de compra e venda, conhecidos como “contratos de gaveta”, com redução do ITBI, além da criação de mecanismos para regularizar terrenos e formalizar moradias em áreas compartilhadas como condomínios.
Com mais de 11 anos de experiência, a LGA trabalha em todas as etapas da regularização imobiliária, desde a análise documental até os registros em cartório, atendendo proprietários e empresas em Caxias e na Serra Gaúcha.
A LGA atua ainda na regularização de terrenos, ampliações e estruturas construídas sem licença, auxiliando empresas, indústrias e condomínios a atenderem às exigências legais. A regularização garante segurança jurídica, evita sanções e contribui para a valorização do imóvel e do negócio.
Segundo a proprietária da LGA, Gabriela Longo, muitos dos casos envolvem situações complexas, como imóveis sem escritura há décadas, heranças não regularizadas, contratos extraviados ou construções em áreas irregulares.
Gabriela também alerta para um equívoco comum entre contribuintes, especialmente com a chegada das primeiras parcelas do IPTU. O pagamento do imposto não garante a propriedade do imóvel.
Para que a posse seja reconhecida legalmente, é necessário que a escritura esteja registrada em cartório e que os contratos de compra e venda estejam formalizados. A ausência dessa documentação pode gerar entraves em vendas, inventários e financiamentos.
Além de pessoas físicas, empresas precisam estar atentas à regularização de seus imóveis. A intensificação da fiscalização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e dos alvarás de funcionamento em Caxias do Sul tem levado muitos estabelecimentos e condomínios a revisar suas documentações para evitar multas e interdições.
Leia mais:
Restaurante Popular de Caxias do Sul vai distribuir 650 cestas de Natal
UCS conquista mais 24 vagas para ingresso no curso de Medicina
Vereadora Marisol Santos assume a presidência do PSDB em Caxias do Sul
Rainha e princesas da Festa da Uva 2026 recebem joias para compor o traje oficial
Restaurante de comida mexicana faz ação solidária em Caxias do Sul neste sábado
Tags:
Economia negócio LGA orienta regularização imóveis Caxias do Sul
