"Travessias - Narrativas curtas sobre adoção" será lançado neste sábado (8), às 17h
redacao@serraempauta.com.br
06.11.2025 - 14h25min
O Instituto Filhos, que há 18 anos promove a cultura da adoção em Caxias do Sul, lança neste sábado (8) o livro “Travessias – Narrativas curtas sobre adoção”. O encontro com os autores para sessão de autógrafos ocorre a partir das 17h no Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul.
Organizado por José Otavio Carlomagno, escritor e presidente do Instituto Filhos, a obra reúne textos de escritores já reconhecidos como Adriana Antunes, Alessandra Rech, Ana Cardoso, Dinarte Albuquerque Filho e Pablo Morenno.
A curadoria é de Ana Cardoso. No total, são 25 textos, sendo cinco de cada autor com narrativas sobre a forma de amar pela adoção.
Quem participar do evento poderá levar o livro para casa sem custo algum, já que a previsão é distribuir a obra gratuitamente para todos os interessados.
A diretora executiva da entidade, Shirlei Omizzolo, salienta que a ação só será possível devido ao patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e a participação dos apoiadores culturais que apostaram na ideia.
“O investimento não apenas viabiliza um livro, mas sustenta a continuidade da nossa missão de dar voz e suporte a quem adota e a quem espera por uma família”, afirma Shirlei.
O organizador do livro explica que o lançamento é apenas o início do projeto Travessias, que deve ganhar novos formatos no próximo ano, para manter a temática da adoção em pauta e promover esclarecimentos necessários à comunidade.
Orgulhoso do resultado obtido com a obra, Carlomagno avalia que o evento vai marcar de uma forma especial a passagem do Dia Mundial da Adoção, comemorado no dia 9 de novembro.
“Para o Instituto Filhos, este livro é mais do que uma coleção de contos, é um instrumento de sensibilização, uma voz que narra, com sensibilidade e verdade, as diversas jornadas que se cruzam no caminho da adoção. Lançar uma obra literária com esta temática reforça nosso compromisso em quebrar preconceitos e construir uma cultura de acolhimento e amor, mostrando que toda família nasce do coração”, conclui Carlomagno.
Leia mais:
Aluno do Madre Imilda, de Caxias, encontra dois asteroides próximos da Terra
Espetáculo leva ao palco a força feminina na dança neste domingo, em Caxias
Grupo de Cordas da UCS apresenta concerto em Bento Gonçalves
Defesa Civil de Caxias do Sul está em alerta por previsão de ciclone no RS
UPA Central de Caxias do Sul recebe habilitação do Ministério da Saúde
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Livro textos adoção Travessias Narrativas
