Santa Colina 0% Álcool foi a primeira aposta da vinícola, que comemora vendas triplicadas em menos de um ano no mercado
redacao@serraempauta.com.br
19.07.2025 - 09h59min
Atenta ao movimento global que impulsiona o mercado de bebidas sem ou com baixo teor alcoólico, a Nova Aliança Vinícola Cooperativa prepara novidades para chegar ao mercado em 2026. Desde o início do ano passado, a vinícola vem desenvolvendo, através de seu Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto, dois vinhos desalcoolizados.
O objetivo é atender consumidores que buscam alternativas mais saudáveis sem abrir mão do ritual, do sabor e da complexidade aromática dos vinhos.
Dados da International Wine & Spirits Research (IWSR) mostram que o mercado global de bebidas no-alcohol (0% a 0,5% de álcool) deve crescer, em média, 7% ao ano até 2028, adicionando mais de US$ 4 bilhões ao segmento.
Nos Estados Unidos, o mercado pode atingir quase US$ 5 bilhões, impulsionado principalmente por consumidores da Geração Z, que já consomem menos álcool do que gerações anteriores e buscam produtos que unam prazer, saúde e propósito.
Para a Nova Aliança é estratégico acompanhar essa tendência e oferecer opções que se encaixem em diferentes estilos de vida.
"Estamos trabalhando para chegar a um produto que preserve o máximo da tipicidade do vinho, mesmo sem álcool. É um desafio técnico grande, mas sabemos que existe demanda crescente", afirma o enólogo André Gasperin.
Segundo ele, o processo exige investimentos representativos.
"Existem no mundo, três ou quatro processos com princípio físicos diferentes para a retirada do álcool do vinho e isso impacta diretamente em custo. Os equipamentos existentes são caros e precisam ser importados. No Brasil, os preços não são competitivos. Entretanto, estamos adiantados e em contato com diversos fornecedores de tecnologia, com alternativas bastante evoluídas", comenta.
O enólogo esclarece, ainda, que a missão é bastante grande porque o teor alcoólico corresponde a mais de 10% do volume de líquido.
"Quando a gente tira o álcool, tira também muitos compostos voláteis e isso acaba modificando bastante a base do vinho", explica Gasperin.
Santa Colina 0% Álcool
A cooperativa também comemora o sucesso do Santa Colina 0% Álcool, que em apenas 10 meses triplicou as vendas. Enquanto os vinhos desalcoolizados não chegam, o Santa Colina 0% Álcool segue abrindo caminho no mercado. Elaborado a partir de suco de uva gaseificado, o produto oferece leveza, frescor e sabor para quem deseja brindar sem restrições.
Para o CEO, Heleno Facchin, o 0% Álcool chegou no momento certo.
"Nossa transformação é plena, e começa no vinhedo. Começamos este processo na metade de 2023. O Santa Colina 0% Álcool é a revolução também na taça, um produto com aceitação muito boa e que vem ganhando mais espaço no mercado. Com ele, conectamos a NOVA Vinhos e Espumantes ao futuro do consumo, mudança que vem sendo liderada pela Geração Z", ressalta Facchin.
O que é um vinho desalcoolizado?
Segundo André Gasperin, vinho desalcoolizado é um vinho autêntico, com processos de vinificação completos, que passam por uma remoção do álcool ao final da produção, após a fermentação.
"Os apreciadores deste estilo de produto confundem vinhos desalcoolizados com suco de uva devido à ausência do álcool, mas essa comparação é incorreta", destaca.
Enquanto o suco de uva é uma bebida doce e com um perfil frutado, complementa Gasperin, os vinhos desalcoolizados são bebidas fermentadas que mantêm os processos de vinificação e desenvolvem características complexas.
"A principal diferença está na experiência sensorial. O vinho desalcoolizado mantém a complexidade, a acidez e os taninos, enquanto o suco de uva não passa pelo processo de fermentação e não possui essa profundidade", explica Gasperin.
Leia mais:
"Suprema humilhação", diz Bolsonaro sobre tornozeleira eletrônica
PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira
Codeca assume a obra do acesso ao Bairro Planalto em Caxias do Sul
Caxias do Sul recebe projeto básico para obra no Pórtico de Ana Rech
Capoeirista carioca participa de evento dia 26 de julho em Caxias
Tags:
Economia Nova Aliança Flores da Cunha lançará vinhos desalcoolizados 2026