Iniciativa distribuirá mais de 900 livros para 44 escolas com encontros na Feira do Livro
redacao@serraempauta.com.br
15.08.2025 - 11h09min
Foi lançada nesta semana a 21ª edição do Passaporte da Leitura, iniciativa da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, por meio da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura, do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) e da Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA).
O evento apresentou as escolas participantes e os escritores que integram a edição deste ano. O projeto envolve 44 escolas, que receberão 924 livros de autores selecionados.
A leitura e a mediação das obras serão desenvolvidas em sala de aula e nas comunidades escolares, culminando em outubro, quando os estudantes terão a oportunidade de encontrar os escritores, dentro da programação da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Ao final do projeto, as escolas receberão kits com livros de todos os autores participantes, para compor os acervos de suas bibliotecas.
Participaram da cerimônia a secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, o diretor do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Immig, a coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, Natascha Rech, o Patrono da 41ª Feira do Livro, Pedro Guerra, o Amigo do Livro da 41ª Feira do Livro, Ernani Carraro, o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Caregnato, além de representantes de instituições, professores e representantes das escolas.
O diretor do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Immig, ressaltou o papel do Passaporte da Leitura no fortalecimento da cadeia do livro:
"O projeto envolve toda a cadeia do livro: compra obras de autores nas livrarias locais, distribui às escolas, professores trabalham com os estudantes e, depois, os autores vêm conversar com eles. Todos os elos estão contemplados. Ele mira na formação de leitores e, quem sabe, futuros escritores. Sua longevidade se explica por ser uma boa ideia que ultrapassa governos, mirando no benefício direto à população."
O patrono da 41ª Feira do Livro, Pedro Guerra, ressaltou a longevidade e o impacto do projeto:
"Tenho a honra de ter sido escolhido como o mais jovem patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul, e isso se conecta com a importância da literatura juvenil, que não deve ser marginalizada. Se temos uma criança leitora, precisamos trabalhar muito para que ela se torne um adulto leitor. A 21ª edição já prova que este projeto é um sucesso e espero que ele perdure por muitos anos. Eu tenho uma frase tatuada que diz: 'escrever é fazer existir'. Hoje, com este projeto, eu acrescento: ler é ter certeza dessa existência."
O Amigo do Livro, Ernani Carraro, também parabenizou a iniciativa e desejou sucesso ao Passaporte da Leitura.
A secretária Tatiane Frizzo destacou a importância da iniciativa:
"A leitura é uma das formas mais poderosas de transformar vidas. Ao abrir um livro, uma criança descobre não apenas histórias, mas também novos mundos, novas possibilidades e, muitas vezes, um novo olhar sobre si mesma. Fomentar a cultura literária é investir na formação de cidadãos mais críticos, mais sensíveis e mais preparados para o futuro. O Passaporte da Leitura cria pontes entre leitores e autores, entre a escola e a comunidade", frisou.
O 21º Passaporte da Leitura contará com a participação de 11 escritores de diversas regiões do Brasil: Alessandra Roscoe, Antônio Schimeneck, Alexandre Rampazo, Blandina Franco, Eliandro Rocha, Helô Bacichette, Kiusam de Oliveira, Penélope Martins, Pedro Guerra, Raquel Matsushita e Silviane Scliar Sasson.
Criado em 2005, tem como objetivo incentivar a leitura e promover encontros entre escritores e estudantes. Ao longo de 20 anos, já envolveu mais de 210 mil estudantes, 246 autores e distribuiu mais de 16 mil livros em Caxias do Sul.
Leia mais:
Concurso da Codeca terá prova aplicada neste domingo, em Caxias do Sul
Convenção CDL reúne cinco mil pessoas em Caxias do Sul
Cartaz oficial da Festa da Uva 2026 tem o imigrante como figura central
Professor Fábio Verruck assume a direção do TecnoUCS
A importância da Educação Física Escolar
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Passaporte da Leitura Caxias do Sul Feira do Livro livros encontros escolas iniciativa