Na CIC, Edson Néspolo detalhou obras como o viaduto da Perimetral Norte, a duplicação da BR-116 e o aeroporto de Vila Oliva
redacao@serraempauta.com.br
29.01.2026 - 08h49min
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) abriu a agenda de eventos de 2026 com a primeira reunião-almoço do ano, realizada nesta quarta-feira (28). O encontro marcou a estreia da nova gestão da entidade e teve como foco as prioridades da administração municipal nas áreas de infraestrutura, turismo e obras urbanas.
Em palestra ao empresariado, o prefeito em exercício de Caxias do Sul, Edson Néspolo (União Brasil), destacou como prioridades a construção de um novo viaduto no entroncamento da Perimetral Norte com a BR-116, a conclusão da duplicação da rodovia federal e o avanço do aeroporto de Vila Oliva. Segundo ele, as demandas estão na agenda de negociações com o Ministério dos Transportes.
Néspolo também ressaltou investimentos em qualificação urbana, revitalização do Centro e fortalecimento de eventos como estratégia para atrair turistas, citando a Páscoa em Caxias, que está sendo planejada em parceria com o comércio local, inspirado no Brilha Caxias, realizado durante as celebrações de Natal.
Entre as obras previstas para 2026 estão o novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, acessos ao aeroporto, ampliação do Aeroporto Hugo Cantergiani, construção de escolas de Educação Infantil, ampliação da PPP da iluminação pública e o Contorno Norte, em parceria com o governo do estado e Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha.
Antes da palestra, o público acompanhou a apresentação do filme oficial da Festa Nacional da Uva e a participação da rainha Elisa D'Mutti, e das princesas Júlia Scopel e Letícia Comin da Silva, que divulgaram a edição deste ano do evento.
Ao final, foi anunciada a nova diretoria da CIC Caxias, que passa a contar com 18 diretorias e 81 empresários voluntários.
Ao se pronunciar, o presidente da CIC Caxias, Ubiratã Rezler, destacou que o evento marcava não apenas a primeira RA do ano, mas também o início de um novo ciclo na gestão da entidade.
Rezler reforçou que a CIC seguirá defendendo pautas históricas, como a responsabilidade com os gastos públicos e a qualificação da infraestrutura, ao mesmo tempo em que se propõe a ser uma casa aberta ao diálogo com empresários, sindicatos patronais e representantes do Poder Público, ouvindo, debatendo e encaminhando as demandas do setor produtivo de forma institucional e permanente.
Leia mais:
O vinho para consumir em bar raiz
Bloco Camarote anima o pré-Carnaval no Shopping Villagio Caxias
Samae inaugura rede de água em área rural de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul reforça demandas viárias na Casa Civil do Estado
Conheça a primeira mulher a assumir a Câmara Rio-Grandense do Livro
Tags:
Política ações Edson Néspolo prioridades Prefeitura de Caxias 2026 obras infraestrutura turismo CIC Caxias do Sul
