Documento diz que não há risco de deslizamentos com tempo seco. Em casos de chuvas perto de 100 mm área deve ser evacuada
redacao@serraempauta.com.br
31.07.2025 - 13h34min
Representantes da Prefeitura de Caxias do Sul estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) com os moradores de Galópolis para apresentar o resultado final do estudo iniciado em agosto do ano passado com o Mapeamento Geológico, Geotécnico e Hidrológico da localidade, com indicação e caracterização das áreas de risco e perigo.
Estavam presentes representantes das secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Segurança Pública e Proteção Social, de Obras e da Habitação. O titular do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, conduziu os trabalhos e mostrou à comunidade os diversos volumes do estudo físico. Os documentos já foram disponibilidades de forma digital para os moradores. O levantamento aponta que, em condições climáticas normais, a área não apresenta risco.
Por essa razão, as cerca de 150 famílias poderão permanecer em suas residências. No entanto, com o encharcamento do solo o risco se estabelece. No caso de volume de chuvas perto de 100 mm em um período de 24 horas há a necessidade de evacuação da área.
O superintendente geral da Secretaria do Meio Ambiente, geólogo Caio Torques, explicou que o estudo orienta o estabelecimento de um plano que inclui treinamento da população para convívio com o risco, treinamento para reconhecimento do risco, além do controle de pluviometria, medição do nível freático, vistorias contínuas e sistemas de alerta.
O estudo também recomenda obras civis de contenção e estabilização das encostas. Há um custo estimado dessas obras, de acordo com os anteprojetos, de R$ 53 milhões. A administração municipal já está em busca de recursos.
O coordenador da Defesa Civil, Armando da Silva, apresentou as ações que serão efetivamente colocadas em prática comunidade. Ele explica que a região é dividida em sete áreas e em cada uma haverá um morador treinado pela Defesa Civil para multiplicar as informações e como proceder em caso de necessidade de evacuação. Serão estabelecidas rotas e locais seguros para receber os moradores.
"Vamos ter que conversar semanalmente. Vamos trabalhar na prevenção e mitigação. Esse preparo todo é para que Galópolis possa voltar à vida, voltar à rotina, e em segurança", disse Silva.
Os secretários de Obras, Lucas Susin, da Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva, o adjunto da Habitação, Volmir Moschen, e o representante da Defesa Civil do Estado, Diego Monteiro, também falaram sobre a atuação de suas áreas na recuperação de Galópolis.
Susin ressaltou que o primeiro dos tanques de contenção será licitado até novembro. Os populares piscinões irão auxiliar muito na contenção da água que chega em Galópolis.
Leia mais:
Codeca inicia recapeamento do asfalto na Perimetral Norte em Caxias
Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias inicia etapa de degustação
Espetáculo musical celebra o universo feminino em Caxias
Caxias do Sul abre inscrições para a corte do Carnaval de 2026
Feira de Antiguidades chega à 33ª edição com recorde de peças em Caxias do Sul
Tags:
Geral plano de ação Prefeitura de Caxias resultado estudo técnico Galópolis Caxias do Sul