Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias apresenta resultado do estudo técnico sobre Galópolis | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias apresenta resultado do estudo técnico sobre Galópolis | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Plano de ação

Prefeitura de Caxias apresenta resultado do estudo técnico sobre Galópolis

Documento diz que não há risco de deslizamentos com tempo seco. Em casos de chuvas perto de 100 mm área deve ser evacuada

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Bibiana Ribeiro Mendes/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Representantes da Prefeitura de Caxias do Sul estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) com os moradores de Galópolis para apresentar o resultado final do estudo iniciado em agosto do ano passado com o Mapeamento Geológico, Geotécnico e Hidrológico da localidade, com indicação e caracterização das áreas de risco e perigo.

portal-serra-em-pauta_banner-serra-em-pauta_210x210px.png

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Estavam presentes representantes das secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Segurança Pública e Proteção Social, de Obras e da Habitação. O titular do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti, conduziu os trabalhos e mostrou à comunidade os diversos volumes do estudo físico. Os documentos já foram disponibilidades de forma digital para os moradores. O levantamento aponta que, em condições climáticas normais, a área não apresenta risco.

Por essa razão, as cerca de 150 famílias poderão permanecer em suas residências. No entanto, com o encharcamento do solo o risco se estabelece. No caso de volume de chuvas perto de 100 mm em um período de 24 horas há a necessidade de evacuação da área.

O superintendente geral da Secretaria do Meio Ambiente, geólogo Caio Torques, explicou que o estudo orienta o estabelecimento de um plano que inclui treinamento da população para convívio com o risco, treinamento para reconhecimento do risco, além do controle de pluviometria, medição do nível freático, vistorias contínuas e sistemas de alerta.

O estudo também recomenda obras civis de contenção e estabilização das encostas. Há um custo estimado dessas obras, de acordo com os anteprojetos, de R$ 53 milhões. A administração municipal já está em busca de recursos.

O coordenador da Defesa Civil, Armando da Silva, apresentou as ações que serão efetivamente colocadas em prática comunidade. Ele explica que a região é dividida em sete áreas e em cada uma haverá um morador treinado pela Defesa Civil para multiplicar as informações e como proceder em caso de necessidade de evacuação. Serão estabelecidas rotas e locais seguros para receber os moradores.

"Vamos ter que conversar semanalmente. Vamos trabalhar na prevenção e mitigação. Esse preparo todo é para que Galópolis possa voltar à vida, voltar à rotina, e em segurança", disse Silva.

Os secretários de Obras, Lucas Susin, da Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva, o adjunto da Habitação, Volmir Moschen, e o representante da Defesa Civil do Estado, Diego Monteiro, também falaram sobre a atuação de suas áreas na recuperação de Galópolis.

Susin ressaltou que o primeiro dos tanques de contenção será licitado até novembro. Os populares piscinões irão auxiliar muito na contenção da água que chega em Galópolis.

Leia mais:
Codeca inicia recapeamento do asfalto na Perimetral Norte em Caxias
Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias inicia etapa de degustação

Espetáculo musical celebra o universo feminino em Caxias
Caxias do Sul abre inscrições para a corte do Carnaval de 2026
Feira de Antiguidades chega à 33ª edição com recorde de peças em Caxias do Sul

Tags:

Geral plano de ação Prefeitura de Caxias resultado estudo técnico Galópolis Caxias do Sul