Lucas Caregnato assumiu a coordenação do Departamento Afro da UVB e renovou parceria com Assembleia Legislativa da Bahia
redacao@serraempauta.com.br
31.07.2025 - 19h33min
O presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Lucas Caregnato (PT), assumiu a coordenação do Departamento Afro da União dos Vereadores do Brasil (UVB). A posse ocorreu nesta quarta-feira (30), durante o Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, realizado em Salvador, na Bahia.
O Departamento Afro da UVB atua no fortalecimento da representatividade negra nos legislativos municipais, promovendo políticas públicas de combate ao racismo, capacitação de parlamentares e articulação com movimentos sociais. O objetivo é ampliar e fortalecer os mandatos dos vereadores negros, fomentar a criação de leis voltadas ao antirracismo e ampliar o espaço para o debate sobre diversidade.
Caregnato foi o parlamentar gaúcho que mais aprovou projetos de lei voltados ao antirracismo na Legislatura de 2021/2024).
"Recebi com alegria o convite do presidente da UVB, Gilson Conzatti, para fazer parte desse trabalho. É um tema que sempre esteve presente na minha vida e nas ações do meu mandato. Fui o parlamentar gaúcho que mais aprovou projetos de lei voltados ao antirracismo e à promoção da igualdade racial. Assumo essa função para contribuir e buscar avanços efetivos em todas as câmaras municipais do país”, destacou Caregnato.
Cooperação técnica
Durante sua passagem pela capital baiana, Caregnato também realizou uma visita institucional à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, onde foi recebido pela presidente deputada Ivana Bastos, onde renovou o acordo de cooperação técnica para a utilização do ParlaVox, sistema multimídia criado por servidores da Câmara de Caxias do Sul em 2001.
A plataforma permite a publicação de discursos parlamentares em texto, áudio e vídeo, promovendo maior transparência, acessibilidade e preservação histórica. No parlamento baiano, a ferramenta é utilizada sob o nome de AlbaVox.
"Essa renovação reafirma a relevância do ParlaVox como uma tecnologia que conecta o parlamento com a sociedade, valorizando a memória legislativa e fortalecendo a transparência", afirmou Caregnato.
O reconhecimento da ferramenta por outros parlamentos reforça a importância do ParlaVox como referência nacional na modernização das atividades legislativas e no compromisso com a transparência pública.
Leia mais:
Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis encerra neste final de semana
Pedro Cruz assume cargo de CEO na Metadados
O perigoso cerco silencioso ao serviço público
Prefeitura de Caxias apresenta resultado do estudo técnico sobre Galópolis
Codeca inicia recapeamento do asfalto na Perimetral Norte em Caxias
Tags:
Política representatividade Lucas Caregnato Câmara de Caxias cumpre agendas institucionais Salvador Caxias do Sul