Siga nossas redes sociais
Logotipo - Projeto autoriza Guarda Municipal a exercer funções de polícia em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Projeto autoriza Guarda Municipal a exercer funções de polícia em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Atuação

Projeto autoriza Guarda Municipal a exercer funções de polícia em Caxias

A matéria aguarda a sanção do prefeito Adiló Didomenico

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Augusto Martins/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por maioria (14 x 6), o projeto de lei, de autoria do vereador Alexandre Bortoluz (PP). A proposta autoriza o poder Executivo a regulamentar e atribuir funções de polícia à Guarda Municipal, que passará a ser denominada Polícia Municipal, caso o texto for sancionado e virar lei.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Durante a discussão realizada no dia 11 de dezembro, a vereadora Estela Balardin (PT) apresentou pedido de vistas, rejeitado pela maioria dos parlamentares. Ela criticou a celeridade da tramitação e questionou a clareza do texto.

"A votação foi apressada, o projeto é confuso e deveria aguardar a definição da PEC 18 (Proposta de Emenda Constitucional). É incoerente ampliar atribuições enquanto a Guarda Municipal enfrenta falta de estrutura, com armamentos e coletes vencidos. A verdadeira valorização está em aprovar a aposentadoria especial, o plano de carreira e garantir melhores condições de trabalho", defendeu Estela.

O projeto foi elaborado com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 20 de fevereiro de 2025, que considerou constitucional a possibilidade de municípios ampliarem a atuação das guardas em ações de policiamento urbano, desde que não haja sobreposição às competências das polícias Civil e Militar ou aos órgãos de fiscalização de trânsito.

Para Bortoluz, a ampliação das atribuições da corporação é necessária diante da defasagem no policiamento urbano e na fiscalização de trânsito em Caxias do Sul.

"Este projeto é simbólico, necessário e juridicamente respaldado. Ele amplia a atuação da Guarda Municipal sem sobrepor funções às demais forças de segurança. Estamos apenas adequando a lei à realidade. Fortalecer a Guarda não cria disputa; fortalece a segurança pública. Eu converso diariamente com os guardas. Quem pediu adiamento não representa a categoria, a guarda quer e apoia este projeto", defendeu Bortoluz.

No documento de justificativa, o parlamentar reforça que a proposta não apresenta vício de origem, pois não cria despesas nem impõe novas atribuições diretas ao Executivo. A matéria apenas autoriza o governo municipal a regulamentar, por norma própria, os poderes de polícia ostensiva da corporação, agora com a possibilidade de atuação como Polícia Municipal.

Bortoluz destacou que o avanço da proposta atende a uma demanda crescente por maior presença institucional nas ruas e aprimoramento da segurança pública. Durante o debate, diversos vereadores ressaltaram a necessidade de que o Município avance na criação de uma sede definitiva para a Guarda Municipal, garantindo melhores condições de trabalho, logística e valorização profissional.

Leia mais:
Caxias do Sul concentra segunda maior arrecadação do IPVA 2026 no RS
Câmara de Caxias do Sul adia por três dias discussão do PL Zona das Águas
Inadimplência cresce em Caxias do Sul e acende alerta para famílias e economia local
Médicos alertam sobre hábitos diários para a prevenção do melanoma

Caxias cria protocolo para qualificar acolhimento emergencial de crianças e adolescentes

Tags:

Geral atualção projeto autoriza Guarda Municipal exercer funções polícia Caxias do Sul