Serviços de urgência e emergência seguem mantidos nas unidades
redacao@serraempauta.com.br
21.01.2026 - 17h04min
O Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul iniciou, nesta quarta-feira (21), a partir das 15h, a paralisação do atendimento médico nas UPAs Central e da Zona Norte. Estão sendo mantidos apenas os serviços de urgência e emergência.
A decisão, segundo a entidade, ocorre em razão do atraso no pagamento dos médicos por parte das empresas terceirizadas responsáveis pela gestão das unidades.
De acordo com o sindicato, as empresas Ideas e Exímio não cumpriram um acordo firmado com a categoria, na presença do secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno (PDT), que previa o pagamento dos profissionais até 20 dias corridos do mês subsequente ao trabalhado. A entidade afirma ainda ter conhecimento de que a Prefeitura realizou os repasses às empresas dentro do prazo.
Em nota, a Prefeitura de Caxias do Sul e a Secretaria Municipal da Saúde informaram que o Município efetuou, no dia 7 de janeiro, o repasse mensal referente aos contratos de gestão das UPAs Central e Zona Norte. Já no dia 9 de janeiro, foi realizado o repasse do complemento do piso nacional da enfermagem, ambos dentro dos prazos previstos.
O Executivo municipal esclareceu que a responsabilidade pelo pagamento de fornecedores e prestadores de serviços vinculados às UPAs é exclusiva do instituto gestor, conforme estabelecido nos contratos. Ainda segundo a Prefeitura, o Município acompanha de forma permanente a aplicação dos recursos públicos e vem cobrando a regularização dos pagamentos para evitar prejuízos à assistência à população.
A administração municipal destacou que atrasos nos pagamentos são uma situação atípica e inédita, sem histórico anterior semelhante. Informou também que o instituto gestor já foi penalizado em meses anteriores pelo não cumprimento de metas assistenciais.
Como medida adicional, a Prefeitura anunciou que está promovendo um aditamento contratual para incluir cláusulas específicas de penalidade em casos de atraso nos pagamentos a fornecedores e prestadores de serviços. O Município reafirmou o compromisso com a fiscalização dos contratos e a garantia da continuidade dos serviços de saúde à população.
Os médicos já haviam paralisado os atendimentos nas UPAs em 4 de dezembro pelo mesmo motivo.
Leia mais:
Banda TeTo, de Caxias, lança novo álbum ‘Rima, Psicodelia e Groove - Ao Vivo’
Programação do Veraneio da Vindima inicia nesta sexta em Garibaldi
Cinema de Verão exibe filmes nacionais de forma gratuita em diversos locais de Caxias
Presidente da Câmara de Caxias do Sul recebe solicitações da UAB
Vicente Perini Filho assume a presidência do Segh Região Uva e Vinho
Tags:

