Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias apresenta protocolo contra assédio e violência de gênero | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias apresenta protocolo contra assédio e violência de gênero | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Prevenção

Câmara de Caxias apresenta protocolo contra assédio e violência de gênero

A comissão responsável começou as atividades em maio deste ano e conta com cinco integrantes

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Augusto Martins/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A comissão é liderada pela vereadora Rose Frigeri procuradora responsável pela Procuradoria Especial da Mulher.

A vereadora Rose Frigeri (PT) apresentou, recentemente, durante a sessão ordinária da Câmara de Caxias do Sul, as integrantes da Comissão Interna de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação de Gênero. O grupo é formado por cinco membros, entre parlamentares, servidores de carreira e ocupantes de cargos comissionados.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O plano de prevenção apresentado foi instituído na Câmara em maio deste ano, por meio de resolução baseada em uma proposta apresentada pela bancada feminina da Casa. O objetivo é de estabelecer diretrizes para proporcionar, aos funcionários, um ambiente de trabalho ético, seguro e inclusivo.

Conforme previsto no material, a apuração das denúncias é realizada por meio do registro e monitoramento dos casos, garantindo a proteção das partes envolvidas. As denúncias são encaminhadas à Procuradoria Especial da Mulher (PEM), responsável por adotar as medidas de apuração disciplinar conforme o artigo 267 da Lei Complementar 3.673/1991. Também é mantida comunicação ativa com os denunciantes sobre o andamento dos processos, com respeito ao sigilo e aos prazos legais.

Nos casos em que houver indícios de crime, as ocorrências são encaminhadas às autoridades policiais e ao Ministério Público, assegurando a proteção das vítimas, especialmente em situações de violência de gênero.

A formação da comissão tem a vereadora procuradora responsável pela Procuradoria Especial da Mulher (PEM), posição ocupada por Rose neste ano; um vereador ou vereadora responsável pela Ouvidoria, posto de Andressa Marques (PCdoB); na vaga de um servidor ou servidora em cargo de comissão, Jocelia Almeida; uma assessora da PEM, ocupado por Clarice de Freitas; um servidor ou servidora efetiva, ocupado por Vania Marta Espeiorin.

Rose deu ênfase ao protocolo após a repercussão de um caso de assédio partido de um assessor legislativo. Ela destaca que toda e qualquer forma de assédio deve ser repudiada, reiterando que a comissão é acessível a todos os funcionários do Legislativo, incluindo os homens que passem por casos similares.

A vereadora Andressa somou à fala da colega, pontuando que, para que a Câmara seja exemplo, é preciso partir do cuidado com a própria Casa.

Leia mais:
Refis do Samae de Caxias do Sul renegocia R$ 7,6 milhões em dívidas
Teatro do Sesc, em Caxias, recebe artistas pernambucanos nesta sexta
Livro resgata histórias da comunidade de São Luiz, no interior de Farroupilha
Hospital Tacchini de Bento consolida serviço de cuidados paliativos
Câmara de Caxias do Sul aprova criação de protocolo antirracista

Tags:

Política prevenção Câmara de Caxias apresenta protocolo assédio violência gênero Caxias do Sul