Siga nossas redes sociais
Logotipo - Curta rodado em Caxias retrata mulheres descendentes de imigrantes italianos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Curta rodado em Caxias retrata mulheres descendentes de imigrantes italianos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Curta rodado em Caxias retrata mulheres descendentes de imigrantes italianos

“Elisete Tem Que Casar!” apresenta uma jovem rebelde que precisa escolher entre casar ou tornar-se freira

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Liliane Giordano/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A admiração da roteirista, produtora, diretora e atriz Gabriela Buffon pelas mulheres descendentes de italianos que fazem parte da sua própria história – mãe, madrinhas, tias, avós, primas e amigas – inspiraram a jovem profissional de apenas 25 anos a escrever o roteiro de "Elisete Tem Que Casar!", curta-metragem rodado no interior de Caxias do Sul e que em breve chegará às telas. 

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A narrativa é um drama burlesco, baseado na escolha que mulheres de famílias descendentes de imigrantes italianos possuíam antigamente: casar-se ou tornar-se freira. 

"Burlesco" é um termo que surgiu na Itália no século XVII para referir-se a obras literárias, teatrais e musicais de cunho paródico, com o objetivo de satirizar os costumes da época. A história se passa na Serra Gaúcha nos anos 50, em torno de Elisete, uma jovem rebelde que enfrenta a sina de escolher a quem servir: a Jesus ou a um marido.

"A ideia da narrativa surgiu como um pedido de socorro para todas as gerações de mulheres que nunca tiveram voz. O roteiro é uma carta de amor para acolher e reconhecer a sina das que foram e são a maior força da nossa região. E como inspiração para a criação da protagonista, tenho minha tia, Elisete Buffon, que com sua rebeldia quebrou o ciclo de dependência de todas as mulheres que vieram antes de nós", conta Gabriela.

Quem dá vida à personagem Elisete é a própria Gabriela, que atua também como diretora e uma das produtoras do projeto em conjunto com Julia Zamboni. A produção conta com direção de fotografia de Liliane Giordano, direção de arte de Fran Hermoza e direção de elenco de Gutto Basso.

"Elisete Tem Que Casar!" traz entre os destaques do elenco integrantes do grupo de teatro Miseri Coloni, entre os quais os atores Marco Antônio da Silva e Paulo Lazzaretti e as atrizes Cleri Pelizza e Cibele Tedesco – premiada com o Kikito no Festival de Cinema de Gramado, em 2024, pelo longa "Até que a Música Pare", de Cristiane Oliveira.

Um detalhe curioso é que o curta traz boa parte das falas no Talian, língua que nasceu da mistura de vários dialetos vindos com os imigrantes em conjunto da Língua Portuguesa.

As gravações têm como cenário a zona rural de Caxias do Sul, buscando resgatar a cultura, costumes, paisagens e arquitetura de lugares e sua importância para a cidade e a Serra Gaúcha. Em destaque, a Villa Dei Troni, futuro parque temático que homenageia a imigração italiana, em Ana Rech, e o Seminário Nossa Senhora da Divina Providência, em Santa Lúcia do Piaí.

Gabriela antecipa um pouco do que o público pode esperar de "Elisete Tem Que Casar!".

"O filme conta dificuldades atuais reimaginadas em um passado inexplorado e abafado, retratando a luta em busca do livre-arbítrio e independência das mulheres da colônia. Mesclado com a língua Talian e temperado com bom humor, acredito que irá arrancar boas risadas e trazer reflexões para todas as idades”, adianta.

O curta será exibido gratuitamente para alunos das escolas EEEM Antônio Avelino Boff, de Fazenda Souza, e EEEM Irmão Guerini, de Ana Rech. 

Antes do lançamento oficial com exibições abertas ao público, "Elisete Tem Que Casar!" deverá participar de festivais de cinema no Brasil e no exterior.

Leia mais:
Rua Professora Viero é liberada provisoriamente no Madureira, em Caxias

Caxias do Sul recebe ponto de atendimento do Banco Mercantil
Mais de 26 mil contas de água por mês são pagas via PIX em Caxias do Sul
Festival LABmais começa nesta quinta, em Caxias, com programação gratuita
PT de Caxias do Sul empossa novo diretório municipal

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Curta-metragem Caxias do Sul mulheres imigrantes italianos anos 50 Elisete Tem Que Casar!