O objetivo é formar um corredor ecológico que aumente a conectividade com a mata ciliar existente no curso hídrico
redacao@serraempauta.com.br
12.09.2025 - 10h28min
As obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, no trecho de São José dos Ausentes, ganharam mais uma ação voltada à conservação da biodiversidade. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio do Consórcio Construtor do Lote 1, realizou o plantio de mais de 30 mudas de espécies arbóreas próximas às alas de duas passagens de fauna subterrâneas já concluídas e com o terreno em conformação final.
O objetivo é formar um corredor ecológico que aumente a conectividade com a mata ciliar existente no curso hídrico, servindo de abrigo e rota segura para os animais.
Segundo o biólogo do Consórcio, Jeferson Rosa, foram aplicadas técnicas como coroamento e amarrio para garantir a fixação das mudas, que serão monitoradas periodicamente. Ele destaca que a eficiência das passagens depende também das cercas direcionadoras, que orientam os animais até os pontos de travessia.
Neste trecho, as cercas estão sendo feitas com taipas de pedra, complementadas por telas, visando integrar a obra à paisagem e garantir maior durabilidade das estruturas.
As mudas, predominantemente de araucária, foram escolhidas por serem espécies pioneiras na colonização dos campos, atuando como facilitadoras da expansão florestal ao ajudar no recrutamento de outras espécies.
Elas foram inicialmente plantadas por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Inácio Velho, em 2024, em uma atividade do Programa de Educação Ambiental. Na ocasião, após visita ao viveiro, cada aluno recebeu um pinhão para semear, reforçando o vínculo da comunidade escolar com a flora nativa e a importância da preservação;
Para o educador ambiental da BR-285/RS/SC, Cauê Canabarro, ações como esta aproximam a comunidade das medidas mitigadoras e compensatórias da rodovia.
"Sair da escola e contribuir concretamente para a execução dessas medidas dá materialidade às ações e fortalece a política pública de licenciamento ambiental junto à população", completa.
Leia mais:
Evento inédito em Caxias é dedicado à cultura pop e universo gamer
Espetáculo homenageia a obra do poeta e compositor Luiz Coronel em Caxias
Confira a programação do Festival de Samba de Gafieira, que ocorre em Caxias
Conquista Tchê segue nesta sexta e sábado na Câmara de Caxias do Sul
Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo STF
Tags:
Geral conservação Dnit planta araucárias formar corredor ecológico BR-285/RS São José dos Ausentes